Partilhar

II Congresso de Processo Penal - Memórias

Congressos

Coordenação de Manuel Monteiro Guedes Valente

Em Stock



Desconto: 69%
7,50 € 24,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Discurso de Abertura

Em primeiro lugar, queria agradecer a presença do Exmo Senhor Procurador Geral da República Dr. JOSÉ SOUTO DE MOURA, que, desde o momento em que foi convidado, demonstrou calorosamente partilhar connosco este momento.
Em segundo lugar, queria expressar o meu maior e profundo agradecimento à ilustre Professora Doutora ANABELA MIRANDA RODRIGUES, que, hoje, exerce a árdua e prestigiada "tarefa" de Directora do CEJ, que, entre muitos afazeres e desde o início, acarinhou esta iniciativa e aceitou o convite para nos dar mais uma lição de Política Criminal, tema que lhe é muito querido.
Senhora Professora quero publicamente, agradecer a sua disponibilidade e a oportunidade de ouvirmos, uma voz autorizada, ao nível nacional e internacional, em Política Criminal.
Em terceiro lugar, queria agradecer na pessoa do Dr. RUI FERREIRA, à Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados, pela prontidão e o afinco com que o Dr. CARLOS PINTO ABREU, seu Presidente, se prontificou a criar as condições físicas necessárias à realização deste Congresso. Em meu nome e da Editora Almedina, quero agradecer aos ilustres membros da mesa. Não menos é o nosso agradecimento à Dr.ª MICHELE SOARES, à Eng,a GABRIELA BASTOS e à D.a MAFALDA MAGALHÃES pelo esforço desenvolvido que permitiram que pudéssemos estar a promover este vosso Congresso.
Em quarto lugar, quero agradecer aos participantes deste con¬gresso que, sem a Vossa presença, certamente não teríamos a oportuni¬dade de estarmos aqui, a discretear dúvidas e a confessar as nossas mágoas queirosianas.
Por último cumpre-nos agradecer aos presidentes de mesa - Juiz Conselheiro ARMANDO LEANDRO, Procurador-Geral Adjunto EUCLIDES DÁMASO, Prof.a Doutora FERNANDA PALMA e Dr. CARLOS PINTO DE ABREU -, que quiseram compartilhar a experiência e o saber adquiridos com todos quantos participam no II Congresso de Processo Penal, e, ainda aos conferencistas que encontraram um pouco do tempo que lhes sobra para virem expor ideias e pensamentos capazes de ornarem um conjunto diverso, mas muido de textos para enriquecer a cultura jurídico-processual-penal. A todos muito obrigado.
Posto isto, cumpre-nos apresentar as razões do Congresso, que estão amalgamadas no prospecto de divulgação:
O calor discursivo das mutações do processo penal não pode ceder ao fácil caminho de agradar à visão mais securitária da concepção do Homem na sociedade, sob pena de um retrocesso no progresso da humanidade. Todavia, a saudável discussão em torno de um dos barómetros da nossa visão democrática ou do "direito constitucional aplicado" apresenta-se como objectivo fulcral do II Congresso de Processo Penal que inicia os seus trabalhos com uma reflexão sobre a política criminal e percorrerá os socalcos dos meios de obtenção de prova, da interdisciplinaridade, da oportunidade, da investigação, do terrorismo, das mutações nacionais e internacionais do processo, cuja a meia se esbaterá com "novos desafios do processo penal.
O COORDENADOR

Índice

Programa
Discurso de Abertura

ANABELA MIRANDA RODRIGUES
Globalização, Democracia e Crime

JOSÉ MANUEL DAMIÃO DA CUNHA
Dos Meios de Obtenção da Prova face à Autonomia Técnica e Táctica dos Órgãos de Polícia Criminal

MANUEL AUGUSTO MEIREIS
"Homens de Confiança". Será o Caminho?

NlEVES SANZ MULAS
Los Medios de Comunicación y el Derecho Procesal Penal. Juicios Paralelos

JOSÉ MOURAZ LOPES
O Crime Económico Fiscal e o Processo Penal - Investigação Criminal de uma Realidade Mutante

MANUEL MONTEIRO GUEDES VALENTE
Terrorismo e Processo Penal: Uma Relação Amarga (?)!

MARIA CÂNDIDA ALMEIDA
A Acção Penal e o DCIAP: Conjecturas e Refutações

MÓNICA LANDEIRO
Da Identificação: Do "Leonel" de Torga do "Leonel" do Séc. XXI

RUI PEREIRA
A Reforma do Processo Penal

ARTHUR PINTO DE LEMOS JÚNIOR
"Processo Penal no Brasil: Panorama em Mutação ( ?)”

ADÁN CARRIZO GONZALEZ-CASTELL
Proceso Penal en España, Mutaciones Incontrolables?

GERMAMO MARQUES DA SILVA
Os Novos Desafios do Processo Penal

Ler mais

Autor

Manuel Monteiro Guedes Valente

Professor da Universidade Autónoma de Lisboa.

Investigador e Diretor do Ratio Legis - Centro de I&D em Direito da Universidade Autónoma de Lisboa.

Presidente do Instituto de Cooperação Jurídica Internacional.

Advogado e Jurisconsulto.


Ler mais