Ricardo Costa

Doutor em Direito (Ciências Jurídico-Empresariais) pela Universidade de Coimbra (Dissertação: Os administradores de facto das sociedades comerciais: Almedina, 2014); Mestre em Direito (Ciências Jurídico-Empresariais) pela Universidade de Coimbra (Dissertação: A sociedade por quotas unipessoal no direito português. Contributo para o estudo do seu regime jurídico: Almedina, 2002); MBA em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa; Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1995).

Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça desde Março de 2019.

Professor Convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde leccionou Direito Comercial, Direito e Jurisprudência das Sociedades Comerciais, Teoria Geral do Direito Civil, Direito dos Contratos e Organização do Sector Empresarial (Licenciatura e Mestrado: 1996-2019). Professor em cursos de Licenciatura, Formação, Pós-Graduação e Mestrado em Universidades Públicas e Privadas, Institutos Jurídicos, Ordem dos Advogados, etc., e Professor Visitante em universidades estrangeiras.

Membro Associado e Investigador do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Autor de monografias, artigos, comentários, anotações de jurisprudência e colectânea de legislação desportiva e Conferencista em matérias de Direito Comercial, Direito das Sociedades, Direito Civil, Direito dos Contratos (Civis e Comerciais) e Direito do Desporto.

Comentarista no Código das Sociedades Comerciais em Comentário

(7 volumes, IDET/Almedina) e no Código Cooperativo Anotado (1 volume, Almedina).


  • Filtrar por: