Volume Comemorativo - 20 Anos - Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna
Coordenadores: Germano Marques da Silva, Manuel Monteiro Guedes Valente
Detalhes do Produto
- Editora: Almedina
- Coleção: Estudos de Homenagem
- Categorias:
- Ano: 2005
- ISBN: 9789724026626
- Número de páginas: 1016
- Capa: Cartonada
Sinopse
I. O Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, anterior Escola Superior de Polícia, comemorou no decurso do ano lectivo 2004/05 o vigésimo aniversário. Idade que lhe permite dizer à sociedade que existe e que tem marcado a evolução na construção de uma polícia, por um lado, democrática e, por outro, credora de reconhecimento público. Não há, porém, melhor reconhecimento do que aquele que é protagonizado pêlos seus actores principais: todos quantos pertencerem à direcção do Instituto, fizeram parte do quadro de oficiais que serviram o Instituto com abnegação, todos os professores actuais e antigos, todos quantos preencheram o quadro orgânico, todos os que foram alunos e que são, hoje, uma referência de profissionalismo e de reconhecimento académico a nível nacional e internacional.
Comemorar vinte anos é escrever uma página de um livro de glórias e infortúnios, é amalgamar nas entrelinhas pensamentos de relevante interesse comunitário e individual, é desenhar na textura social a imagem cognitiva que cada um de nós, cidadãos de uma cidade dotada de cidadania, constrói a cada gesto ou passo do outro, é ganhar uma batalha de afirmação e de conquista de um espaço académico próprio e único das ciências policiais e da segurança interna: é dizer que valeu a pena.
É essa alma que queremos deixar na história da vida universitária portuguesa: o nascimento de uma academia com uma identidade própria, edificada ao longo dos anos com o intuito de servir a polícia e a comunidade. Alma que queremos ver neste volume comemorativo em que quiseram testemunhar esse pendor académico os vários prelectores das lições de sapiência proferidas ao longo dos vários anos lectivos e todos aqueles que, com os seus trabalhos científicos, desejam a prosperidade enraizada num manto de responsabilidade e de labor universitário.
II. A presente obra é o resultado de dois paralelos conexionados
e distintos: um primeiro integra as lições de sapiência das aberturas solenes dos vinte anos - que podem ler-se desde as ciências jurídicas, às ciências sociais e humanas, às ciências policiais, passando pela cultura portuguesa e pela construção de uma polícia democrática enraizada numa política humanizante; integram o segundo textos científicos desenvolvidos por professores actuais e antigos, oficiais e antigos alunos como tributo de terem partilhado estes anos com uma instituição universitária em crescimento.
Nestas duas partes do livro comemorativo, quis-se articular momentos históricos - publicando-se as lições inaugurais disponíveis, que marcam cada início de ano lectivo e um modo de estar e de pensar na cultura e na solidificação de uma ciência emergente face aos medos cognitivamente construídos e propalados pêlos media -com a actualidade - publicando-se artigos de investigação universitária respeitantes às áreas leccionadas no Curso de Ciências Policiais, sendo alguns fruto de investigação individual de professores actuais e antigos alunos que seguem os seus estudos pós-graduados em outras instituições universitárias em Portugal e em países da União e outros fruto da dedicação de antigos professores do Instituto.
A Parte I do Livro segue uma estrutura cronológica dos textos, conquanto a Parte II se divide nas três grandes áreas do Curso de Ciências Policiais: a área das ciências policiais propriamente ditas, a área das ciências jurídicas e a área das ciências sociais e políticas -criando-se uma homogeneidade capaz de criar um ambiente textual de fácil leitura.
III. O Volume Comemorativo dos Vinte Anos é, também, um marco na construção de um curso adequado aos padrões de urn espaço europeu de ensino superior, em que a investigação universitária deve ser urna mais valia e um caminho a trilhar por todos nós: professores, alunos, quadro orgânico e comunidade. Não só representa um espaço de saber, de discreteamento académico e de interdisciplinariedade, como também é, por um lado, regozijo de todos e, por outro, uma responsabilidade acrescida e de futuro para todos.
A iniciativa de promoção deste livro não se prendeu com uma ideologia institucional, mas antes preferiu ser um espaço em que a diversidade de pensamento reinasse e nessa diversidade se encontrasse um pouco de unidade na transmissão de conhecimento adequada a dotar os leitores de uma visão transversal do ensino das ciências policiais.
Cumpre-nos, neste momento, dirigir algumas palavras de gratidão a pessoas e a instituições que, respectivamente, contribuíram com a sua disponibilidade para coligir e corrigir os textos e foram a alavanca financeira para a concreção desta obra. Com humildade de quem apenas pode dizer obrigado, fica aqui gravado o nosso agradecimento à Dr.a Cristina Reis, à Dr.a Michele Soares, à Agente Principal Alcina Siqueiro, à Fundação para a Ciência e Tecnologia, na pessoa do Prof. Doutor Fernando Ramôa Ribeiro, à Fundação Calouste Gubelkian, na pessoa do Doutor Carmelo Rosa, à Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, na pessoa do Prof. Dr. Rui Machete, às Edições Almedina, nas pessoas do Eng.° Carlos Pinto e da Paula Valente, e, ainda, a quem tem laborado para que a obra fosse apresentada no dia da Escola Superior de Polícia, à Gráfica de Coimbra, na pessoa do Sr. Gândara.
Lisboa, 2 de Agosto de 2005
Os Coordenadores
GERMANO MARQUES DA SILVA
MANUEL MONTEIRO GUEDES VALENTE