Partilhar

Parcerias Público-Privadas

Joaquim Miranda Sarmento

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
3,15 € 3,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Não existe uma definição única do que é uma PPP. No entanto, podemos descrevê-la como um contrato entre o sector público e uma entidade privada em que esta última presta um serviço de acordo com requisitos definidos no contrato e pela qual é remunerada pela entidade pública. Designa-se assim o Estado por concedente e o privado por concessionário.
Ou seja, numa PPP a entidade pública determina os objectivos e outputs desejados com a infra-estrutura ou serviço, da forma mais eficiente, de forma totalmente autónoma. Através da PPP, o privado fica responsável por diversas fases do processo: concepção, construção, financiamento, manutenção e exploração da infra-estrutura ou do serviço.

Ler mais

Autor

Joaquim Miranda Sarmento

Professor Auxiliar de Finanças e Fiscalidade no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa. Assessor económico e coordenador da Assessoria Económica e Empresarial da Casa Civil do Presidente da República de Portugal Ph.D. in Finance (2014), Tilburg University. Tese de doutoramento: “Public-Private Partnerships”, disponível em: https://pure.uvt.nl/portal/en/publications/public-private-partnerships(c7d4c978-234c-4f88-83ed-1dd49a7dbd37).html Orientador: Prof. Luc Renneboog. Em 2014 Tilburg encontrava-se em 45º no ranking mundial de Shangai em Economia e Finanças (http://www.shanghairanking.com/SubjectEcoBus2014.html ) Master in Finance ISCTE Business School (2009).Tese: Do Public Private Partnerships create value for money to the public sector? A financial analysis using the Portuguese experience,. Orientador: Prof. Dr. Pedro Inácio. Arguente: Prof. Dr. João Pedro Nunes Licenciatura em Gestão pelo ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão / UTL.

Ler mais