Partilhar

Manual de Parcerias Público-Privadas e Concessões

Carlos Oliveira Cruz, Joaquim Miranda Sarmento

2 dias

Desconto: 10%
42,75 € 47,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

As Parcerias Público-Privadas (PPP) e as Concessões são um instrumento a que diferentes governos, em diversos países do mundo, têm recorrido para implementar políticas públicas.

Recorrendo a modelos complexos onde, em simultâneo com as dificuldades técnicas, os interesses das partes envolvidas densificam e toldam as decisões e opções políticas dos decisores e das opiniões públicas onde a elas se tem recorrido ou pretendido recorrer, as PPP deverão ser analisadas como um instrumento, entre outros, que Governos e Estados têm à disposição para promover o bem público.

A realidade porém demonstra que frequentemente a dimensão política impõe-se à dimensão técnica e operacional, situação potenciada muitas vezes por casos de implementação que sugerem falta de competências e de conhecimentos, alimentando discussões pouco informadas.

Este manual, alicerçado em mais de dez anos de investigação desenvolvida pelos seus autores sobre o tema, é um precioso recurso para todos aqueles que estão envolvidos em projetos contratualizados em contextos de PPP, e também para aqueles que, a nível profissional, político, académico ou meramente circunstancial necessitem conhecer ou aprofundar conhecimentos na área. É o único manual, em língua portuguesa, que percorre todas as etapas do ciclo de vida deste tipo de projetos, apresentando de uma forma clara e rigorosa, os conceitos e os princípios teóricos essenciais para a compreensão informada deste fenómeno.

Ao longo dos seus 38 capítulos, de modo objetivo e pedagógico, são abordados os temas e tópicos das PPP com a profundidade técnica e científica exigível por leitores mais especializados, mas, sem esquecer os leitores menos familiarizados com estes assuntos, são apresentados textos introdutórios de modo a facilitar a sua entrada nesta área do conhecimento.


Ler mais

Autor(es)

Carlos Oliveira Cruz

Ler mais

Joaquim Miranda Sarmento

Professor Auxiliar de Finanças e Fiscalidade no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa. Assessor económico e coordenador da Assessoria Económica e Empresarial da Casa Civil do Presidente da República de Portugal Ph.D. in Finance (2014), Tilburg University. Tese de doutoramento: “Public-Private Partnerships”, disponível em: https://pure.uvt.nl/portal/en/publications/public-private-partnerships(c7d4c978-234c-4f88-83ed-1dd49a7dbd37).html Orientador: Prof. Luc Renneboog. Em 2014 Tilburg encontrava-se em 45º no ranking mundial de Shangai em Economia e Finanças (http://www.shanghairanking.com/SubjectEcoBus2014.html ) Master in Finance ISCTE Business School (2009).Tese: Do Public Private Partnerships create value for money to the public sector? A financial analysis using the Portuguese experience,. Orientador: Prof. Dr. Pedro Inácio. Arguente: Prof. Dr. João Pedro Nunes Licenciatura em Gestão pelo ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão / UTL.

Ler mais