Partilhar

Os 10 Anos de Investigação do CIJE - Estudos Jurídico-Económicos

Obras Coletivas

Coordenadoras: Ana Sofia Carvalho, Glória Teixeira

Em Stock


Desconto: 10%
40,88 € 45,43 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O CIJE - Centro de Investigação Jurídico-Económica - inicia o seu processo de formação em 1998 com o apoio indispensável do Prof. Alberto Amaral, ao tempo Reitor da Universidade do Porto (UP), e da Faculdade de Economia da UP, através do seu Director, Prof. José Costa.
A sua actividade científica começa no ano de 1999, com o reconhecimento e apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Desde então tem vindo a ser avaliado internacionalmente, tendo obtido ao longo dos seus 10 anos de trabalho científico a classificação de muito bom.
Contando inicialmente com uma equipa científica reduzida, viu crescer o seu número de doutorados e alargar o seu âmbito de influência, tanto ao nível nacional como internacional. A colaboração com outras instituições nacionais e estrangeiras enriqueceu os seus investigadores e permitiu a criação de equipas pluridisciplinares e o desenvolvimento de projectos científicos onde as vertentes fundamentais de investigação do CIJE se cruzaram e apresentaram soluções.
Ao longo deste percurso, o CIJE participou em projectos internacionais, em parceria com universidades estrangeiras e organizações internacionais (Comissão Europeia e OCDE) - vejam-se projectos nas áreas do direito fiscal e do direito das comunicações - e prestou serviços à comunidade nacional e internacional, de relevância e impacto significativos: por exemplo, os serviços prestados ao nível autárquico, em especial para a Câmara Municipal do Porto, multinacionais e associações representativas nacionais.
Paralelamente, o CIJE, através dos seus investigadores, tem vindo a prestar uma colaboração contínua à Faculdade de Direito da UP, promovendo e participando activamente em cursos de pós-graduação e de mestrado nas áreas do direito fiscal e do direito laboral.
A sua actividade de investigação centra-se também na orientação de projectos de investigação e de doutoramento, divulgando os seus resultados ao nível nacional e internacional através da organização e participação em conferências.
O elevado número de publicações nacionais e internacionais atesta a vitalidade da sua investigação, conforme ilustrado também nesta obra comemorativa que reúne trabalhos de investigação de alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento da Faculdade de Direito da UP.
A internacionalização do CIJE faz-se sentir através da sua crescente integração em redes de investigação internacional, especialmente na área do direito fiscal, e conclusão de parcerias de investigação com outras universidades estrangeiras.
Esta obra integra também os seus indispensáveis contributos, em áreas do direito fundamentais para este novo século.
O sucesso alcançado pelo CIJE deve-se à coesão da sua equipa e forte motivação e apoio internacional. Um grande e reconhecido agradecimento é devido à Comissão Permanente de Aconselhamento Científico do CIJE que tem auditado internamente e orientado a sua actividade científica. O trabalho desta Comissão foi essencial para a sua implantação e crescente afirmação na sociedade.
Por último, esta obra não poderia deixar de publicitar alguns exemplos de trabalho científico prestado à comunidade, alicerçado em equipas de investigação coesas e pluridisciplinares.
Na qualidade de coordenadora do CIJE gostaria de expressar a minha grande estima e consideração aos investigadores do CIJE, agradecendo o seu valioso esforço e motivação ao longo desta aventura científica.
Caminhamos durante 10 anos e continuaremos, seguramente, unidos no futuro, conscientes da difícil missão que é ser investigador na área do Direito em Portugal.
Dedico esta obra à minha filha Mafalda pela sua paciência, compreensão e generosidade.

Porto, 2 de Maio de 2010.
A Coordenadora do CIJE,
Glória Teixeira

Ler mais

Autor(es)

Ana Sofia Carvalho

Ler mais

Glória Teixeira

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da UCP
Mestre em Direito Internacional dos Negócios pela Universidade de Londres
Doutorada em Direito Fiscal pela Queen Mary College, Universidade de Londres
Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade do Porto

Ler mais