Administração do Estado
Administração regional autónoma
Administração local autárquica
Anexo (Estatuto do Provedor de Justiça)
PREFÁCIO
Ao atingir aquilo que seria a 7.ª edição a presente obra muda de nome, tal como muda de editor. Passa a chamar-se Organização Administrativa Pública. Legislação, acompanhando outros títulos da colecção.
A natureza da obra não mudou, continuando a privilegiar a utilidade prática, a destinar-se aos estudantes de direito e a tentar manter o carácter «portátil». A sistematização também não sofreu alterações, limitando-se as alterações relativamente à anterior edição à actualização das leis entretanto modificadas, nomeadamente a lei orgânica do XIV Governo Constitucional, o estatuto dos governadores civis e o estatuto dos eleitos locais.
O autor
Ler mais
João Caupers
João Caupers é juiz do Tribunal Constitucional desde março de 2014 e Vice-Presidente deste Tribunal desde julho de 2016. É professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade Nova desde maio de 2004.
Licenciado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973, escola onde concluiu o mestrado e o doutoramento, dedicou a maior parte destes quarenta e três anos ao ensino e à investigação.
Nos últimos dezanove anos tem exercido a docência na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, onde prestou provas de agregação, e onde foi aprovado nos concursos públicos para professor associado e para professor catedrático. Aqui ensinou Direito Administrativo, Ciência da Administração, Ciência da Legislação, Teoria da Norma Jurídica, Direito Internacional do Mar e outras matérias. Exerceu ainda as funções de subdiretor, diretor e presidente do Conselho Científico.
Desempenhou também funções técnicas e funções dirigentes na Administração Pública, exerceu advocacia e teve atividade relevante como jurisconsulto, como árbitro e como autor ou coautor de diversas reformas legislativas, nomeadamente nos domínios da organização administrativa pública, do procedimento administrativo e do processo administrativo.
É autor de mais de uma centena de escritos, de entre os quais se destacam Introdução ao Direito Comunitário, Os direitos fundamentais dos trabalhadores e a Constituição, A administração periférica do Estado, Estudo de Ciência da Administração, Introdução ao Direito Administrativo (doze edições), Introdução à Ciência da Administração Pública, Direito e Outras Coisas e Dicionário Jurídico Luso-Brasileiro (coautor).
Ler mais