Partilhar

Introdução à Ciência da Administração Pública

João Caupers

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
14,31 € 15,90 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

A administração pública, enquanto objecto científico não tem sido objecto de grande atenção no nosso País. O muito que sobre ela se diz e escreve, não passa, por via de regra e com poucas e honrosas excepções, de prosa mais ou menos tosca, reflectindo lugares comuns, preconceitos e, acima de tudo, uma apreciável dose de ignorância.
O presente livro mais não é do que uma modesta tentativa de pensar a administração pública com um mínimo de rigor, num esforço partilhado com os estudantes, cujo ensino encontra na obra sua razão de ser. Reflecte, para além deste ensino, as experiências do autor, com um passado ligado à administração pública, quer como jurista do Serviço do Provedor de Justiça, quer como dirigente, quer, ainda, como autor ou co-autor de diversos projectos de diplomas legais relativos à administração pública.
Seria muito bom que outros, mais capazes e experientes, lançassem também no papel as suas reflexões sobre uma administração pública que bem carecida está de ser seriamente repensada.

ÍNDICE


INTRODUÇÃO

PARTE I
A ORGANIZAÇÃO PÚBLICA

CAPÍTULO I — MACRO-ORGANIZAÇÃO
CAPÍTULO II — MICRO-ORGANIZAÇÕES: ELEMENTOS

PARTE II
A ACÇÃO ADMINISTRATIVA

CAPÍTULO I — FORMAS E PROCEDIMENTOS
CAPITULO II — A DECISÃO ADMINISTRATIVA

BIBLIOGRAFIA

DOCUMENTOS

Ler mais

Autor

João Caupers

João Caupers é juiz do Tribunal Constitucional desde março de 2014 e Vice-Presidente deste Tribunal desde julho de 2016. É professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade Nova desde maio de 2004.

Licenciado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973, escola onde concluiu o mestrado e o doutoramento, dedicou a maior parte destes quarenta e três anos ao ensino e à investigação.

Nos últimos dezanove anos tem exercido a docência na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, onde prestou provas de agregação, e onde foi aprovado nos concursos públicos para professor associado e para professor catedrático. Aqui ensinou Direito Administrativo, Ciência da Administração, Ciência da Legislação, Teoria da Norma Jurídica, Direito Internacional do Mar e outras matérias. Exerceu ainda as funções de subdiretor, diretor e presidente do Conselho Científico.

Desempenhou também funções técnicas e funções dirigentes na Administração Pública, exerceu advocacia e teve atividade relevante como jurisconsulto, como árbitro e como autor ou coautor de diversas reformas legislativas, nomeadamente nos domínios da organização administrativa pública, do procedimento administrativo e do processo administrativo.

É autor de mais de uma centena de escritos, de entre os quais se destacam Introdução ao Direito Comunitário, Os direitos fundamentais dos trabalhadores e a Constituição, A administração periférica do Estado, Estudo de Ciência da Administração, Introdução ao Direito Administrativo (doze edições), Introdução à Ciência da Administração Pública, Direito e Outras Coisas e Dicionário Jurídico Luso-Brasileiro (coautor).

Ler mais