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Detalhes do Produto

Sinopse

Numa lezíria, personagens olham-se de frente e estabelecem tensões entre a memória mal resolvida do passado e a dificuldade em ver o presente como ele é. Laços familiares e laços de poder onde cada um tenta delinear um território. Com os toiros em pano de fundo, a tensão entre as pessoas que habitam este lugar é o verdadeiro centro da narrativa. O homem e a sua animalidade. O que é homem é animal e o que é animal também é homem. Esta lezíria que vive na margem de um rio que muitas vezes a invade é também uma metáfora sobre o homem, a sua fragilidade e a condição humana.
Esta edição de «O Duelo» segue a versão publicada pela Ática, em 1961. É ainda enriquecida com um anexo onde o leitor encontrará as principais variantes entre essa edição e a versão apresentada pela Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro, no Teatro da Trindade, onde a peça esteve em cena no ano de 1971, numa encenação de Varela Silva. Respeita, na sua essência, a pontuação expressiva utilizada pelo autor na edição impressa e que é cuidadosamente repetida no texto cénico existente nos arquivos do D. Maria II, que serviu de base à encenação de 1971.

 

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Autor

Bernardo Santareno

Bernardo Santareno, pseudónimo literário de António Martinho do Rosário (Santarém, 19 de Novembro de 1920 — Oeiras, 29 de Agosto de 1980) é considerado o maior dramaturgo português do século XX.

Formado em Medicina psiquiátrica, Bernardo Santareno rapidamente conciliou a sua profissão de médico com a de escritor. Primeiro poeta, autor de três livros e mais tarde, em muito influenciado pelas experiências como médico da frota bacalhoeira portuguesa na Terra Nova e Gronelândia que incluiria no seu único livro de narrativas, «Nos mares do fim do mundo», dedicou-se ao teatro.

Da sua obra teatral destacam-se «A promessa», «O lugre», «O crime da aldeia belha» ou «O judeu»; a primeira foi retirada de cena por pressões da Igreja Católica junto do governo salazarista.

Várias das suas obras foram adaptadas ao cinema e a telefilmes.

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