Romance de personagens, ou melhor, romance de uma personagem que vai ao longo de uma trajectória geográfica e psicológica de passagem e (re)iniciação vitais encontrando, numa espécie de teoria de choques ora benévola ora áspera, outros agentes que se lhe juntam (ou não), Aldeia Mágica apresenta-se como uma obra de ficção didascálica na qual as dimensões biográficas, políticas e filosóficas se mesclam com informações históricas: e tudo isto está devidamente caldeado pela perspectiva do protagonista Daniel que, da civilização de Cascais e Lisboa, chega a um ermo na Guiné-Bissau para o tentar transformar num espaço de utopia.
Salvato Teles de Menezes
Ler mais
Alexandre Faria
Alexandre Faria nasceu em Luanda, Angola, é escritor, advogado e reside em Cascais.
É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com dois Doutoramentos Magna Cum Laude em Gestão Desportiva e em Sociologia.
Foi Presidente do Estoril Praia entre 2014 e 2024, onde lançou diversas iniciativas inéditas de responsabilidade social, sendo o líder com mais títulos conquistados na história do clube.
É membro do Conselho Consultivo da MEL-Mulheres Empreendedoras da Lusofonia.
Autarca em Cascais, durante mais de 25 anos, é Vereador na Câmara Municipal de Cascais no presente mandato autárquico.
Nas várias distinções que recebeu, destacam-se o Prémio Internacional Ulysses Grant, da Cidade de Bolama, a Ordem de Honra da República da Moldova, em 2013, o Prémio de Mérito do Estoril Praia, em 2016, e a Medalha de Honra da Freguesia de Alcabideche, em 2017. Em 2021 recebeu o Diploma de Mérito da Cidade de Bolama, atribuído pelo Ministério da Administração Territorial e do Poder Local da República da Guiné-Bissau, assim como o Diploma de Mérito da Secretaria de Estado da Cultura da República da Guiné-Bissau, pelo seu percurso literário e valiosa contribuição prestada à cultura nacional. Em 2022 recebeu o Prémio Literatura Júlio César Andrino - Melhor Obra, e em 2024 foi distinguido com o Prémio Literário Marcelino Marques de Barros, entregue pelo Ministro da Cultura, Juventude e Desportos da Guiné-Bissau.
Para além das suas participações em diversas obras e antologias, é autor de quatro romances,
quatro ensaios literários, quatro livros de poesia e de um livro infantojuvenil.
Ler mais