Partilhar

Desconto: 10%
14,85 € 16,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Introdução de Ana Paula Medeiros e Álvaro Garrido

− Irá estrear série (RTP) e filme inspirados na obra.

− Esta edição comemora o 60.º aniversário da edição original

− 2020 marca o centenário do nascimento de Santareno com várias iniciativas a serem preparadas.  

O Lugre constitui-se como um drama que narra a dureza da vida dos pescadores portugueses nos mares do Norte, ao serviço da frota bacalhoeira, bem como as tensões da vida a bordo e a relação quotidiana com o perigo, perante o qual os homens reagem de forma diferente. O confronto entre o homem e a natureza em plena força realça as diferentes facetas do ser humano. 

A peça baseou-se nas experiências do autor e nas histórias que lhe foram contadas pelos marinheiros com quem se cruzou enquanto médico na frota bacalhoeira portuguesa na Terra Nova (narradas na obra Nos Mares do Fim do Mundo, também publicada pela E-Primatur com o apoio do Museu Marítimo de Ílhavo). Bernardo Santareno criou um dos mais pungentes e poderosos textos da literatura portuguesa, traçando, nos diálogos, a vida dura de quem era obrigado a arriscar tudo e as diferentes reacções perante a adversidade. 

A peça foi levada dezenas de vezes ao palco em Portugal e no estrangeiro e foi também adaptada para teatro televisivo, estando previstas uma série e um filme (Terra Nova) inspirados na obra.


Ler mais

Amostra

Autor

Bernardo Santareno

Ler mais