Partilhar

16,85 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Décimo primeiro título da colecção de teatro que a Companhia das Ilhas tem vindo a concretizar em parceria com o Teatro da Rainha. Dela, diz o encenador Fernando Mora Ramos: « Será a peça de Carson um resumo da peça de Sófocles? Não, seria disparate dizê-lo. E por que razão? Porque, tratando-se da revisitação de um clássico, não se reduz à síntese mas, pelo contrário, incute-lhe uma actualidade, uma vivacidade, particularmente na linguagem entremeada de tradução directa do grego e coloquialidades próximas, de tal forma que nessa sobreposição dos dois tempos, nesse trânsito, estamos de repente a ver próximo, nosso — também na densidade psíquica das figuras —, um “material” com cerca de dois mil e quinhentos anos. Esse efeito de actualidade através da linguagem e da substância das figuras tecida nas relações, de exemplificações que pertencem a um tempo histórico que não é o da peça original — Carson socorre-se das peças de Žižek, Brecht, Anouilh para reelaborar a sua, aplicando uma “bibliografia” textual na trama — acaba por trazer o clássico ao nosso presente.»


Tradução de Isabel Lopes (professora da ESEC)

Ler mais

Autor

Anne Carson

Anne Carson é uma reconhecida poeta, nascida em Toronto em 1950.

Professora de Estudos Clássicos, é também ensaísta e tradutora de grego antigo.

Na sua escrita questiona as habituais fronteiras entre géneros literários, desde o ensaio Eros the Bittersweet (1986), o seu livro de estreia, até aos recentes Float (2016), uma caixa onde se agrupam textos de natureza vária, ou Norma Jeane Baker of Troy (2020), uma peça de teatro.

Recebeu vários prémios pelos seus livros, incluindo o Lannan Literary Award, o T. S. Eliot Prize e o Griffin Poetry Prize, este último por duas vezes.

Ler mais