Partilhar

Obras Completas - Bernardo Santareno Vol. I

Bernardo Santareno

Temporariamente Indisponível



+5% em Cartão Almedina
10,80 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Entre 1954, ano em que publicou o seu primeiro livro (A Morte na Raiz, poesia), e o ano da sua morte, 1980, Bernardo Santareno escreveu dezanove peças de teatro, uma das quais especificamente concebida para televisão, dois outros volumes de poesia além daquele, um livro de crónicas baseado na sua experiência como médico a bordo de um lugre bacalhoeiro (experiência que lhe ditou ainda uma das suas peças, precisamente intitulada O Lugre) e vários textos dispersos por jornais e revistas. Quatro anos após o seu prematuro falecimento, a publicação integral da sua obra, permitindo avaliá-la em toda a sua vera dimensão, corresponde a uma necessidade cultural que já tardava a ser satisfeita. Inclui: - A Promessa - O Bailarino - A Excomungada - O Lugre - O Crime de Aldeia Velha


Ler mais

Autor

Bernardo Santareno

Bernardo Santareno, pseudónimo literário de António Martinho do Rosário (Santarém, 19 de Novembro de 1920 — Oeiras, 29 de Agosto de 1980) é considerado o maior dramaturgo português do século XX.

Formado em Medicina psiquiátrica, Bernardo Santareno rapidamente conciliou a sua profissão de médico com a de escritor. Primeiro poeta, autor de três livros e mais tarde, em muito influenciado pelas experiências como médico da frota bacalhoeira portuguesa na Terra Nova e Gronelândia que incluiria no seu único livro de narrativas, «Nos mares do fim do mundo», dedicou-se ao teatro.

Da sua obra teatral destacam-se «A promessa», «O lugre», «O crime da aldeia belha» ou «O judeu»; a primeira foi retirada de cena por pressões da Igreja Católica junto do governo salazarista.

Várias das suas obras foram adaptadas ao cinema e a telefilmes.

Ler mais