Partilhar

Estudos Sobre o Tratado de Lisboa

Manuais Universitários

Maria Luísa Duarte

2 dias

Desconto: 30%
8,40 € 12,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Nota de Apresentação

Reúnem-se neste livro três trabalhos elaborados para acudir a solicitações diferentes, entre Novembro de 2009 e Março de 2010.
O Tratado de Lisboa é o objecto central deste nosso trabalho.
O primeiro estudo responde, sob o império de uma preocupação pedagógica, à lacuna temporária de um Manual em curso de actualização, e é dedicado a uma apresentação da génese, conteúdo e significado do Tratado de Lisboa. O segundo estudo leva a cabo uma análise mais aprofundada sobre uma das principais áreas de revisão do Tratado de Lisboa, relativa à protecção dos direitos fundamentais.
O terceiro estudo, sobre o Acórdão do Tribunal Constitucional alemão de 30 de Junho de 2009, é uma reflexão sobre as implicações decorrentes do Tratado de Lisboa para o estatuto jurídico dos Estados-membros no seio da União Europeia.
Gostamos de acreditar que a leitura que propomos deste Tratado ajudará a levedar o gosto pela descoberta de um texto de parto difícil, aberto e interpelante no seu espaço de significação, que se cruzou com a feliz oportunidade de ser assinado em Lisboa.
Lisboa, 19 de Março de 2010

Índice

O Tratado de Lisboa - uma visita guiada ao novo estatuto jurídico da União Europeia

A União Europeia e o sistema europeu de protecção dos direitos fundamentais - a chancela do Tratado de Lisboa

O Tratado de Lisboa e o teste da "identidade constitucional" dos Estados-membros - uma leitura prospectiva da Decisão do Tribunal Constitucional alemão de 30 de Junho de 2009

Ler mais

Autor

Maria Luísa Duarte

Agregada em Direito Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Ler mais