Partilhar

Estudos de Homenagem ao Professor Artur Anselmo

Estudos de Homenagem

Coordenação: Maria Teresa Payan Martins, Manuel Monteiro Guedes Valente

Disponibilidade Imediata

Desconto: 20%
24,23 € 30,28 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Apresentação

A akademeia científica cresce quando não esquece aqueles que lhe dedicaram o tempo que voara e lhe deram os materiais de sobrevivência ao ensinarem os que no futuro ocuparão os seus lugares e os espaços da sociedade inerentes à razão de ser dessa academia. O Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, anterior Escola Superior de Polícia, homenageia hoje um cidadão que lhe dedicou tempo para ensinar a saber fazer, a saber perguntar, a saber pensar e a saber tomar decisões a muitas dezenas de Oficiais da Polícia de Segurança Pública, que servem a comunidade nacional, europeia e internacional na área da segurança. Esse mestre é o Professor Doutor ARTUR ANSELMO DE OLIVEIRA SOARES.
O Professor Doutor ARTUR ANSELMO é um exemplo de dedicação à akadémeia desde a sua criação, sendo que a afirmação deste Instituto deve-se ao seu árduo e contínuo trabalho na sala de aulas e nas viagens que promoveu para proporcionar um maior e melhor conhecimento do país histórico e cultural. O estudo universitário científico necessita de investigação localizada onde os fenómenos e os factos históricos e os eventos culturais se realizam. A abstracção científica ganha com a asserção prática do conhecimento. Foi este o legado que o nosso homenageado transmitiu aos seus alunos, colegas e quadro orgânico do Instituto.
A homenagem que fazemos é um tributo de todos quantos quiseram e puderam marcar a sua presença, sem esquecer que é apenas um marco da história desta akadémeia. Como mensagem de gratidão e de apreço por um homem de conhecimento, de competência e de capacidade que foi uma voz da língua, da literatura e da cultura portuguesas, não deixa de modo algum de parte o apreço ao cidadão que se preocupou com os outros ao se ter dedicado vários anos, como Director, ao Centro Helen Keller.
Queremos, neste momento, agradecer a todos os autores que participam nesta obra de homenagem pela disponibilidade, que não deixaram fugir esta oportunidade para afirmar uma política de respeito e de gratidão que esta akadémeia há já algum tempo vem cimentando para com aqueles que vem homenageando em livro ou em prémio escolar. Valorizar o trabalho do «outro» é valorizar o «nosso» trabalho. Lema que aos poucos se enraíza nesta comunidade científica e que pretendemos que cresça. A todos quantos são voz do nosso pensamento e desejam ser testemunhas destes momentos, queremos deixar o nosso muito obrigado.
As obras de homenagem necessitam de fundos económicos que nos foram proporcionados por várias instituições: Fundação Luso-Americana, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Engenheiro Eugénio de Almeida, Câmara Municipal de Viana do Castelo e Câmara Municipal de Monção. O nosso grato reconhecimento aos patrocinadores desta obra é profundo e grande, porque sem eles seria impossível promover publicações de tão elevado valor. Igual grato reconhecimento deixamos à Livraria Almedina por suportar parte dos custos da edição desta obra, assim como a todos quantos connosco trabalharam na criação desta obra - Dra. Michele Soares, Agentes Ângela Santos e Teresa Antunes - que têm, também, sido braços deste Centro de Investigação.
Lisboa (ISCPSI), 25 de Março de 2008
MANUEL MONTEIRO GUEDES VALENTE

Ler mais

Autor(es)

Maria Teresa Payan Martins

Ler mais

Manuel Monteiro Guedes Valente

Doutor em Direito pela Universidade Católica Portuguesa
Presidente do Instituto de Cooperação Jurídica Internacional
Professor Associado da Universidade Autónoma de Lisboa
Professor do Programa do Curso de Mestrado e Doutorado em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Brasil
Professor Convidado da Escola Superior de Polícia da Academia Nacional de Polícia – Polícia Federal – Brasil
Advogado & Jurisconsulto 
Of-Counsel da Feldens Madruga Advogados & Associados

Ler mais