Estudos de Direito do Trabalho em Homenagem ao Professor Manuel Alonso Olea
António Monteiro Fernandes
Detalhes do Produto
- Editora: Almedina
- Coleção: Estudos de Homenagem
- Categorias:
- Ano: 2004
- ISBN: 9789724021621
- Número de páginas: 650
- Capa: Brochada
Sinopse
A edição de um conjunto de estudos jurídicos em homenagem à memória de um Professor de outra nacionalidade não é, seguramente, um facto banal. Constitui, por assim dizer, uma homenagem reforçada, sobretudo quando como é o caso ela reúne num mesmo gesto de reconhecimento um vasto grupo de docentes, representando a quase totalidade das Escolas de Direito nacionais.
A verdade é que a relação que se manteve, ao longo de muitos anos, entre o Prof. Manuel Alonso Olea e os estudiosos de Direito do Trabalho portugueses sempre esteve longe da vulgaridade. Por motivos que é difícil precisar, e sempre numa atitude carregada de afectividade, o Prof. Alonso Olea acompanhou e apoiou, em diferentes vestes, as trajectórias científicas a até as carreiras académicas de grande parte desses que hoje constituem a escola portuguesa de Direito do Trabalho. Fê-lo sempre com a simplicidade, o respeito e o calor que são apanágio dos Mestres de superior qualidade características que hoje recordam, por palavras próprias, com verdadeira emoção, muitos dos que colaboram neste volume.
Produto da pronta e diligente melhor diria: entusiástica resposta de mais de vinte docentes universitários ao apelo que, há alguns meses, lhes foi lançado, este volume de estudos não é senão um repositório de textos sobre temas de actualidade nacional, em harmonia com os interesses dominantes de cada um dos autores, sem qualquer cuidado sistematizador nem qualquer tentativa de ordenação lógica. A sequência dos estudos é, por isso, a da ordem alfabética dos nomes daqueles que pretenderam estar presentes nesta homenagem singular.
Quase todos os textos reunidos neste volume se reportam ao novo Código do Trabalho; e mesmo os poucos que, produtos de uma especial diligência e de uma maior prontidão, foram pensados no domínio de vigência da lei anterior mantêm actualidade em tudo o que neles é essencial. De qualquer modo, a circunstância de a agregação de esforços aqui documentada ter coincidido com o período de transição legislativa ofereceu a todos os autores dificuldades óbvias, que ultrapassaram segundo critérios distintos. Esse é, aliás, um dos peculiares motivos de interesse que o presente volume de estudos encerra.
Creio poder dizer que nenhum dos autores aqui presentes colaborou por se sentir a isso obrigado; nem este livro tinha que ser feito. O que pulsa nestas páginas é uma coisa simples, primária e pertencente à intimidade dos autores: a necessidade de traduzir, na linguagem que melhor se domina, o sentimento deixado pelo contacto com uma Obra e uma Pessoa de excepção. Um sentimento profundo e complexo, em que já hoje é impossível destrinçar a admiração, a gratidão e a saudade.
António Monteiro Fernandes