Partilhar

Desconto: 10%
19,71 € 21,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Para o bem e para o mal, Portugal vive um momen­to de grande euforia gastronómica. Se é verdade que hoje, ao contrário do que acontecia há 50 anos, já é possível encontrar na restauração cozinha tradicional em todo o país, não é menos verdade de que o risco de desfiguração e perda se tornou superlativo.

Não pensem que têm pela frente a padeira de Al­jubarrota da cozinha tradicional, inflexível a qualquer mudança. Apenas se pede que separem as águas — a chamada cozinha de autor não tem memória, é por re­gra, irrepetível. A tradicional é factor de identificação de uma região, de um grupo, de um país, e quer-se bem copiada.»

Maria de Lourdes Modesto



Ler mais

Autor

Maria de Lourdes Modesto

Iniciou a sua carreira televisiva em 1958, quando, então professora de Trabalhos Manuais no Liceu Francês de Lisboa, foi convidada pela RTP para apresentar um programa de índole cultural. Foi na televisão pública portuguesa que apresentou, ao longo de doze anos, o mais popular programa culinário de que há memória no país.

Conhecida como «A Diva da Gastronomia Portuguesa», foi colhendo honras e louros nos mais variados palcos. José Quitério aclamou-a como «uma das cada vez mais raras Guardiãs do Fogo». O New York Times chamou-lhe, num artigo de 4 de março de 1987, «Portugal's Julia Child». Também Miguel Esteves Cardoso, na sua coluna Ainda Ontem, a louvou como «Uma das três grandes génios nascidas no século XX [em Portugal]». 

Ler mais