Partilhar

A Expansão Marítima Portuguesa, 1400-1800

Lugar da História

Organização:

Francisco Bethencourt, Diogo Ramada Curto

2 dias

Desconto: 20%
20,72 € 25,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A presente obra apresenta uma perspectiva única acerca da expansão oceânica portuguesa entre 1400 e 1800. Os vários capítulos abordam um amplo leque de temas - economia e sociedade, política e instituições, configurações culturais e dimensões comparativas -, e actualizam radicalmente as informações e interpretações relativas às tendências económicas e financeiras do Império Português.
As redes inter-regionais são analisadas em profundidade. Os padrões de colonização, as configurações políticas, as estruturas eclesiásticas e os poderes locais são colocados num contexto global. A língua e a literatura, as artes, a ciência e a tecnologia são revisitadas de forma diferente e inovadora. A interacção entre os Portugueses e as populações locais é estudada em diferentes contextos e, pela primeira vez, é analisada sinteticamente toda a cultura imperial e colonial do mundo português. Em suma, este livro proporciona uma ampla compreensão do Império Português durante os seus primeiros quatro séculos como um factor da história mundial e um importante componente da expansão europeia.

Ler mais

Autor(es)

Francisco Bethencourt

FRANCISCO BETHENCOURT é Professor Charles Boxer no King’s College, em Londres. É autor de O Imaginário da Magia e L’inquisition à l’époque moderne: Espagne, Portugal, Italie, XVe-XIXe siècles, e coordenador da História da Expansão Portuguesa (com Kirti Chaudhuri) e de A Memória da Nação (com Diogo Ramada Curto). De 1982 a 1996, leccionou na Universidade Nova de Lisboa, e é professor visitante da Universidade de São Paulo e na Brown University. Foi director da Biblioteca Nacional e do Centro Cultural da Fundação Gulbenkian, em Paris.

Ler mais

Diogo Ramada Curto

DIOGO RAMADA CURTO, historiador, é doutorado em Sociologia Histórica. Lecciona na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde 1981. Foi professor da Cátedra Vasco da Gama em História da Expansão Europeia no Instituto Universitário Europeu de Florença (2000-2008) e professor visitante em várias universidades (Brown, Yale, King's College-Londres, EHESS-Paris). Foi co-fundador e director da colecção "Memória e Sociedade" (1988-2005) da Difel, onde fez publicar cerca de quarenta títulos de história e ciências sociais. Publicou recentemente Cultura Imperial e Projectos Coloniais, Séculos XV a XVIII (Campinas, Unicamp, 2009) e é co-organizador de A Expansão Marítima Portuguesa. 1400-1800 (Lisboa, Edições 70, 2010). Os seus principais interesses de investigação situam-se, actualmente, na área da história global, colonialismo, imperialismo e escravatura.

Ler mais