Partilhar

História, Arte e Literatura

Diogo Ramada Curto

Disponibilidade Imediata

Desconto: 20%
17,76 € 22,20 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro reúne notas e ensaios de uma história cultural, publicados nos últimos anos. Começa por analisar representações quinhentistas de Lisboa à China e de descrições de missionários e historiadores europeus, do Renascimento ao Iluminismo, relativas a várias partes da Ásia.
Depois, aborda configurações e contextos em que se situam autores e textos, literários, artísticos e historiográficos. Por último, procura articular um tempo longo, do século XVI à atualidade, e criar várias formas de distância, destinadas a ganhar perspetiva crítica em relação à história da nação e do império português, abordando questões de racismo, de distinção social e de género, sem esquecer outros padrões identitários, como o brasileiro.

«São ensaios na melhor tradição da crítica historiográfica e jornalística, porque olham para dentro e para fora das fronteiras nacionais, dialogando frontalmente com o que há de mais urgente na historiografia mundial. Diogo Ramada Curto não paga pedágio a nenhum dos seus interlocutores, nacionais ou estrangeiros, mantendo-se numa posição equidistante, o que lhe permite criticar a importação de modelos culturais e modismos intelectuais que mais servem à banalização da vida académica do que à imaginação crítica.»
Iris Kantor, Universidade de São Paulo

Ler mais

Autor

Diogo Ramada Curto

DIOGO RAMADA CURTO, historiador, é doutorado em Sociologia Histórica. Lecciona na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde 1981. Foi professor da Cátedra Vasco da Gama em História da Expansão Europeia no Instituto Universitário Europeu de Florença (2000-2008) e professor visitante em várias universidades (Brown, Yale, King's College-Londres, EHESS-Paris). Foi co-fundador e director da colecção "Memória e Sociedade" (1988-2005) da Difel, onde fez publicar cerca de quarenta títulos de história e ciências sociais. Publicou recentemente Cultura Imperial e Projectos Coloniais, Séculos XV a XVIII (Campinas, Unicamp, 2009) e é co-organizador de A Expansão Marítima Portuguesa. 1400-1800 (Lisboa, Edições 70, 2010). Os seus principais interesses de investigação situam-se, actualmente, na área da história global, colonialismo, imperialismo e escravatura.

Ler mais