Partilhar

Desconto: 40%
16,14 € 26,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Poucos países europeus terão uma história tão atribulada como a Polónia. Território de localização central na geografia europeia, a Polónia foi desde a sua fundação um país de fronteira, em permanente convulsão.
Nos mais de dez séculos que já decorreram da sua fundação, foi partilhada por outras potências, viu ser-lhe retirado parte substancial do seu território, chegando a estar à beira da aniquilação enquanto Estado independente.
O século XX trouxe novo horror: o país foi palco da farsa necessária para a Alemanha de Hitler desencadear um conflito apocalíptico e despertou a cobiça territorial de Estaline.
No entanto, a tudo isto a nação polaca resistiu. Durante alguns séculos foi um dos países mais esclarecidos da Europa e o seu contributo para as artes e cultura europeias é inestimável. A sua inclusão na União Europeia, por outro lado, fez com que voltasse definitivamente ao concerto das nações europeias.
Esta História da Polónia foi inicialmente escrita na década de 80, quando o país estava sob a influência do império soviético, e com a sua economia, cultura e vida social amordaçadas. Apesar da eleição de Karol Wojtyla como Papa João Paulo II e do facto de a impressionante ascensão do Solidariedade ter colocado o país na ribalta mediática, só com o colapso da União Soviética em 1989 é que a Polónia retornou à sua condição de entidade política autónoma e de Estado soberano.
Entretanto, Adam Zamoyski reviu profundamente o seu texto e actualizou-o, dando-nos a história de uma nação europeia homogénea e vigorosa.

Ler mais

Autor

Adam Zamoyski

ADAM ZAMOYSKI nasceu em Nova Iorque (1949) mas passou grande parte da sua vida em Inglaterra e fez os seus estudos superiores no Queen’s College, em Oxford. Para além desta História da Polónia é autor de 1812: Napoleon’s Fatal March on Moscow; Rites of Peace: The Fall of Napoleon and the Congress of Vienna e ainda Warsaw 1920: Lenin’s Failed Conquest of Europe.

Ler mais