Partilhar

Tributação Presuntiva do Rendimento

Teses de Doutoramento

João Sérgio Ribeiro

Sujeito a confirmação por parte da editora

Desconto: 10%
40,50 € 45,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O presente texto corresponde à dissertação apresentada a provas de doutoramento na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, em Dezembro de 2008. Foi discutido, no dia 9 de Outubro de 2009, por um júri constituído pelos Senhores Professores Doutores Amónio Manuel Hespanha (presidente), Jorge Cláudio de Bacelar Gouveia (arguente), José Casalta Nabais (orientador), Wladimir Augusto Correia de Brito, Manuel António Pita, Rui Manuel Coruche Duarte Morais (arguente) e Tiago José Pires Duarte. Agradeço a todos os membros do júri a missão que aceitaram assumir e que muito me honrou.
Gostaria de expressar o meu profundo reconhecimento, em especial, ao Senhor Professor Doutor José Casalta Nabais, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, orientador deste trabalho, pelo seu inestimável apoio e disponibilidade.
Uma palavra de gratidão, igualmente, para o Senhor Professor Doutor Carlos Ferreira de Almeida, da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, e para o Senhor Professor Doutor Kees van Raad, da Faculdade de Direito da Universidade de Leiden, pelas condições que criaram para que me fosse possível desenvolver parte da investigação no International Tax Centre, da Universidade de Leiden, determinante para a preparação desta dissertação.
À Escola de Direito da Universidade do Minho devo as condições de trabalho e a confiança em mim depositada, designadamente através da atribuição da dispensa de serviço docente que me permitiu não só uma dedicação exclusiva a este estudo, mas também a possibilidade de o desenvolver nas bibliotecas: do Centro de Estudos Fiscais, da Faculdade de Direito da Universidade de Santiago de Compostela, da London School of Economics and Political Science, do Institute of Advanced Legal Studies, da Faculdade de Direito da Universidade de Leiden e do International Bureau of Fiscal Documentation.
Durante a minha investigação contei, ainda, com o importante apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian, numa primeira fase, e subsequentemente da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Sumário

Introdução

Parte I - Conceitos essenciais para a compreensão do tema
Capítulo I - A tributação presuntiva
Capítulo II - O Conceito de rendimento
Capítulo III - Facto tributário e matéria tributável

Parte II - Tributação presuntiva do rendimento
Capítulo I - Ideia da sua evolução histórica
Capítulo II - A avaliação indirecta
Capítulo III - As manifestações de fortuna
Capítulo IV - A avaliação objectiva
Capítulo V - Formas aparentes de tributação presuntiva

Parte III - Excurso: Tributação presuntiva do rendimento no plano internacional
Capítulo I - Delimitação de conceitos
Capítulo II - União Europeia
Capítulo III - OCDE

Síntese das principais teses
Conclusão final

Ler mais

Autor

João Sérgio Ribeiro

Ler mais