Partilhar

Revista de Direito das Sociedades, Ano VI (2014) - Número 2

Revista - Revista de Direito das Sociedades (n.ºs Avulso)

Diretor: António Menezes Cordeiro

Em Stock



Desconto: 62%
7,50 € 20,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

GOVERNO DAS SOCIEDADES
Bruno Ferreira - Influência dominante, articulação acionista e designação de administradores

DOUTRINA
António Menezes cordeiro - Direito bancário e alteração de circunstâncias
Ana Perestrelo de Oliveira - Responsabilidade civil dos auditores perante terceiros: legitimidade processual do terceiro na pendência de processo de insolvência da sociedade auditada
Hugo Luz dos Santos - O contrato de swap de taxas de juro e os instrumentos derivados financeiros à luz do recente acórdão do Supremo Tribunal de Justiça, de 10 de Outubro, de 2013: a “alteração anormal das circunstâncias” e as categorias doutrinais norte‑americanas da “unconscionability” e da “bounded rationality”: um “estranho caso” de aliança luso‑americana?
João Nuno Pinto Vieira dos Santos - Ações de lealdade – A primazia dos interesses da estabilidade a longo prazo das sociedades anónimas
Jorge Ribeiro Mendonça - A responsabilidade solidária das sociedades em relação de grupo e garantia dos créditos laborais

Legislação
Jurisprudência

Ler mais

Autor

António Menezes Cordeiro

Professor catedrático e decano do grupo de Ciências Jurídicas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, regeu as cadeiras de Teoria do Direito, Direitos Reais, Direito das Obrigações, Introdução ao Estudo do Direito, Teoria Geral do Direito Civil, Direito da Economia, Direito do Trabalho, Direito Bancário e Direito Comercial.

Na mesma instituição exerceu funções como presidente do Conselho Directivo (1989-1991); presidente do Conselho Científico (1998-2001); coordenador do Centro de Investigação de Direito Privado, desde 2014.

Sócio efectivo da Academia de Ciências de Lisboa, é subdirector da "Revista da Ordem dos Advogados", director-adjunto da revista "O Direito" e director da "Revista de Direito das Sociedades".

É sócio-fundador da sociedade de advogados António Menezes Cordeiro e Associados, Sociedade de Advogados.

Exerce advocacia desde 1980 e desde 1985 é jurisconsulto, com participação em mais de 2000 processos, sobretudo nas áreas civil, comercial, bancária, laboral, mobiliária e das sociedades. Participou como árbitro em cerca de 180 arbitragens nacionais e internacionais.

Ler mais