Partilhar

Os Anos da Guerra Colonial

Aniceto Afonso, Carlos Matos Gomes

Indisponível



Desconto: 10%
40,49 € 44,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Saber o que aconteceu durante os anos de 1961 a1975, os anos em que a Guerra Colonial esteve nocentro da nossa História, das nossas vidas. Saber oque aconteceu em cada um dos locais onde a guerrafoi travada, nas “picadas” mais perigosas, nas “matas”do Norte de Angola e de Moçambique, nas “chanas”do Leste, nas “bolanhas” da Guiné, a bordo de naviose lanchas, de aviões e de helicópteros. Saber o quepensaram os homens que decidiram a guerra, que aconduziram, que a fizeram de ambos os lados. Mas pretendemostambém Compreender. Compreender porque foi assim que os factos aconteceram, por que foramescolhidas estas soluções e não outras. Compreenderas dúvidas dos homens que tiveram de decidir nummomento o caminho a seguir e ajudar a perceber as consequênciasdessas decisões. É, pois, sobre o Sabermais e o Compreender melhor os anos da Guerra Colonialque trata esta obra.

Ler mais

Autor(es)

Aniceto Afonso

Ler mais

Carlos Matos Gomes

Carlos de Matos Gomes (1946), oficial do Exército, investigador independente de História Contemporânea, com obra centrada na questão colonial e na polemologia, nas causas das guerras – I Grande Guerra e Guerra Colonial –, na relação entre a política e a guerra, da guerra com os guerreiros e os povos, dos interesses e dos meios que determinam a guerra e que foram publicados em obras individuais e em co-autoria com o coronel Aniceto Afonso, em obras coletivas, História de Portugal, de João Medina, Nova História Militar de Portugal, de Themudo Barata e Nuno Severiano Teixeira.

Com o pseudónimo de Carlos Vale Ferraz publicou treze romances, entre eles o já clássico Nó Cego e A Última Viúva de África, prémio Fernando Namora. Colabora regularmente na imprensa escrita e em atividades académicas dos Centros de História Contemporânea da Universidade de Lisboa e da Universidade Nova, e com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Ler mais