Partilhar

O Adeus ao Império: 40 Anos de descolonização portuguesa

Mário Machaqueiro, Pedro Aires Oliveira, Fernando Rosas

Em Stock



Desconto: 20%
16,96 € 21,20 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Quarenta anos volvidos sobre processos e acontecimentos que tiveram um impacto estruturante, quer no Portugal democrático, quer nas nações que dele emergiram, e que pelo caminho cruzaram muitas esperanças com não poucos traumas, é tempo de fazer não apenas um balanço crítico, mas, sobretudo, de contribuir para aumentar a compreensão do fenómeno complexo que foi a descolonização portuguesa. É este o desafio que o presente volume tenta concretizar: oferecer ao público um conjunto de ensaios que permita situar o problema da descolonização de forma menos emotiva, dando ao mesmo tempo conta dos avanços que a investigação histórica tem produzido. Com este propósito, o livro procura abranger, de forma transversal, os vários temas que uma análise da descolonização portuguesa tem, forçosamente, de abordar: a génese e a evolução das diversas organizações anticoloniais, bem como a emergência de um sentimento anticolonial no seio da oposição portuguesa ao regime de Salazar; a situação militar nos diferentes cenários do conflito colonial em vésperas do 25 de Abril de 1974; o impacto decisivo das transformações internas na metrópole portuguesa, em 1974-75, sobre o processo de descolonização; o contexto internacional e a sua influência nesse mesmo processo; as formas variadas como este se desenrolou nos diferentes territórios do império português; o fenómeno da deslocação maciça dos ex-colonos para Portugal; as estratégias de construção da memória da descolonização no imaginário português.

Ler mais

Autor(es)

Mário Machaqueiro

Nascido em Lisboa. Licenciado em Filosofia pela Universidade de Lisboa (1985) e Doutor em Sociologia pela Universidade de Coimbra (2006). De 2005 a 2008, Investigador no Centro de Estudos de Migrações e Minorias Étnicas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Entre 2006 e 2009, membro da rede IMISCOE (International Migration, Integration and Social Cohesion). Desde 2009, Investigador Auxiliar no CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia).

Ler mais

Pedro Aires Oliveira

Ler mais

Fernando Rosas

Fernando Rosas é professor emérito da Universidade Nova de Lisboa e professor catedrático jubilado de História Contemporânea da NOVA FCSH. Foi fundador e presidente do Instituto de História Contemporânea. É autor de uma vasta obra historiográfica que, no tocante a Portugal, se centra sobre a Primeira República, o Estado Novo e a Revolução de 1974/1975. Foi autor e apresentador das séries televisivas História a História e História a História África (RTP2 e RTP África, 2016‑2017). Os seus trabalhos estão publicados em Espanha, França, Itália, Alemanha e Brasil. Entre as suas obras mais recentes editadaspela Tinta‑da‑china, destacam‑se Salazar e o Poder: A Arte de Saber Durar (Prémio Pen Club de Ensaio, 2012); Salazar e os Fascismos (Prémio de História Contemporânea da Fundação Calouste Gulbenkian/Academia Portuguesa de História, 2019); O Século XX Português (coord. de obra colectiva, 2020); A Revolução Portuguesa de 1974‑1975 (coord. de obra colectiva, 2022). Foi deputado à Assembleia da República e candidato à Presidência da República. Integrou a Comissão Instaladora do Museu do Aljube e é membro da Comissão Instaladora de Conteúdos e Acompanhamento Museográfica do Museu Nacional do Forte de Peniche. Recebeu a medalha do Ministério da Ciência em 2017. Em 2016, foi condecorado pelo presidente Jorge Sampaio com a Ordem da Liberdade.


Ler mais