Partilhar

Prisioneiros de Guerras: experiências de cativeiro no século XX

Coord.: Pedro Aires Oliveira

Poucos exemplares em stock



Desconto: 20%
15,92 € 19,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

As experiências de cativeiro dos portugueses durante os grandes conflitos bélicos do século XX.

Da Grande Guerra aos conflitos da descolonização, Prisioneiros de Guerras revela um conjunto surpreendente de situações em que portugueses (civis e militares, voluntários e conscritos, com algumas memórias de cativeiro mais dolorosas) foram capturados: dos campos berberes na Guerra do Rif aos stalag alemães da Segunda Guerra Mundial, das prisões franquistas na Guerra Civil de Espanha aos cárceres privados de milícias timorenses em 1975, entre outros casos.

Partindo da evocação do Centenário da Primeira Guerra Mundial e da Batalha de La Lys, a qual deu origem à maior captura em massa de soldados portugueses no século XX, este livro percorre vários conflitos e uma grande diversidade de experiências de cativeiro. Com o contributo de especialistas nacionais e internacionais, estas histórias vão revelando como as convenções internacionais que regulam o estatuto dos combatentes capturados estiveram quase sempre um passo atrás das realidades complexas criadas pelas guerras modernas, e como foi evoluindo esta categoria à luz do direito internacional e da historiografia militar.

Textos de: Jakob Zollmann, Matthew Stibbe, Maria José Oliveira, Francisco Javier Martínez, Rui Aballe Vieira, Ansgar Schaefer, Cláudia Ninhos, Cristina Clímaco, Ricardo Silva, Helena F.S. Lopes, Jorge Silva Rocha, Diogo Roque, Aniceto Afonso, Carlos de Matos Gomes e Rui Graça Feijó. 


Ler mais

Autor

Pedro Aires Oliveira

Ler mais