Partilhar

Conversas com Anselmo Borges: a vida, as religiões, Deus

Anselmo Borges

Temporariamente Indisponível


Desconto: 10%
16,20 € 18,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O Padre Anselmo Borges assume-se num terreno de missão – e de missionação – que não é tanto o da periferia social como o da periferia espiritual. Sobretudo, na área de desafio que é por excelência a periferia intelectual das elites. Em suma, Padre entre doutores...

Ao longo das páginas deste livro, que reúne entrevistas que cobrem o período cronológico entre 2007 e 2019, vemos como o percurso existencial, a religião, os valores, a morte, o sagrado e Deus constituem os temas de eleição. Nenhuma apresentação está feita num registo normativo apriorístico, porque a dilucidação de cada assunto percorre um caminho em que a dúvida começa por ser o ponto de partida - até para o próprio autor – e a resposta um ponto de chegada susceptível de aprofundamento futuro. 

Jaime Gama in Prefácio 

Em Conversas com Anselmo Borges fica-se a saber o que pensa o padre sem cabeção, dirigindo-se aos interlocutores neste livro, com espontaneidade, sobre as perguntas existenciais inerentes a todo o ser humano: Quem sou? Para quem vivo? Porque vivo? O que será da minha vida depois da morte? Deus abandonou-nos? Quem é Deus? Concebendo-se todo-poderoso porque existe o Demónio? Será que existe? Será que existe o Inferno? O que seria uma condenação eterna? E o que seria a desresponsabilização total da conduta individual perante os outros? Não será a vida sem respeito pelo outro o verdadeiro Inferno? E Jesus? Não fica Jesus no meio das perguntas fundamentais como o rosto irradiante da resposta? 

Lídia Jorge in Posfácio

Ler mais

Autor

Anselmo Borges

Padre da Sociedade Missionária da Boa Nova. Estudou Teologia (Universidade Gregoriana, Roma), Ciências Sociais (École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris), Filosofia (Universidade de Coimbra e Tubinga). Docente de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, regendo nomeadamente as cadeiras de Antropologia Filosófica, Filosofia da Religião e Ética e orientando um seminário sobre Mulheres e Religiões no Mestrado e Doutoramento em Estudos Feministas, faz parte do corpo docente do Programa Doutoral em Neuro-ciências Clínicas, Neuropsiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, ramo clínico do Programa Doutoral em Neurociências da mesma Universidade. Tem diversas obras publicadas, como: Janela do (In)visível (3 edições), Religião: Opressão ou Libertação?, Morte e Esperança (esgotado), Deus no século XXI e o futuro do cristianismo (Coord.), Janela do (In)finito (2 edições), Religião e Diálogo Inter-Religioso (2 edições). É colunista do Diário de Notícias sobre temas religiosos.

Ler mais