Partilhar

Deus Ainda Tem Futuro?

Anselmo Borges

Indisponível


Desconto: 20%
12,00 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Nesta obra, são tratados por especialistas de renome internacional, crentes e não crentes, problemas decisivos para a existência e o seu sentido: entre outros, a situação religiosa do mundo actual, questões relacionadas com a genética, o animalismo, as neurociências, o trans-humanismo, a natureza e a criação, a ética e a sua autonomia frente à religião, Deus no Ocidente e Deus no Oriente, o rosto feminino de Deus, a fé, a ciência e a razão. Um livro de crentes e não crentes para crentes e não crentes que tenham, em comum, o gosto pelo debate desassombrado.

Nesta obra, são tratados por especialistas de renome internacional, crentes e não crentes — ‘a existência de Deus é um assunto demasiado sério para ser confiado exclusivamente aos crentes’, escreveu o filósofo Paul Clavier —, problemas decisivos para a existência e o seu sentido: a situação religiosa do mundo actual, questões relacionadas com a genética, o animalismo, as neurociências, o trans-humanismo, a natureza e a criação, Deus no abalo da modernidade, a ética e a sua autonomia frente à religião, Deus no Ocidente e Deus no Oriente, o rosto feminino de Deus, a fé, a ciência e a razão, o silêncio de Deus, o Deus de Jesus para lá das suas imagens de Deus, a experiência mística do Mistério Último como matriz das religiões e da sua crítica.
Anselmo Borges, in Introdução

Do silêncio de Deus que nós criámos não virá nenhum socorro. É diante dele como Ausência suposta e Presença, agostinianamente mais interior a nós mesmos do que nós, que somos convocados para fazer prova de vida. E de vida eterna. A única que nos ajuda a suportar todas as ausências do que nesta vida nos foram, à maneira de Dante, reflexos de uma Luz mais clara que a do sol e das estrelas.

Ler mais

Autor

Anselmo Borges

Padre da Sociedade Missionária da Boa Nova. Estudou Teologia (Universidade Gregoriana, Roma), Ciências Sociais (École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris), Filosofia (Universidade de Coimbra e Tubinga). Docente de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, regendo nomeadamente as cadeiras de Antropologia Filosófica, Filosofia da Religião e Ética e orientando um seminário sobre Mulheres e Religiões no Mestrado e Doutoramento em Estudos Feministas, faz parte do corpo docente do Programa Doutoral em Neuro-ciências Clínicas, Neuropsiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, ramo clínico do Programa Doutoral em Neurociências da mesma Universidade. Tem diversas obras publicadas, como: Janela do (In)visível (3 edições), Religião: Opressão ou Libertação?, Morte e Esperança (esgotado), Deus no século XXI e o futuro do cristianismo (Coord.), Janela do (In)finito (2 edições), Religião e Diálogo Inter-Religioso (2 edições). É colunista do Diário de Notícias sobre temas religiosos.

Ler mais