Partilhar

Francisco, Desafios à Igreja e ao Mundo

Anselmo Borges

Indisponível


Desconto: 20%
12,40 € 15,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Muitos são os desafios que o Papa Francisco enfrenta. E muitos são os desafios que coloca à Igreja e aos cristãos.
O autor refere no texto inicial: «Francisco vai conseguir? Ele sabe que tem muitos opositores e mesmo inimigos, sobretudo entre cardeais e bispos e também sabe que talvez seja mais amado fora do que dentro da Igreja. [...] Ele é franciscano por opção, isto é, cristão, seguindo os passos de Jesus, que proclamou o Deus da misericórdia. Mas ele é também o primeiro Papa jesuíta da história, portanto, com visão ampla do mundo e estratégia de organização e eficácia. E a sua formação de base é de químico e, embora latino-americano, os seus pais foram emigrantes italianos e também estudou Teologia na Alemanha e tornou-se o líder político-moral global mais carismático e humano. A síntese de franciscano e jesuíta tornam irreversível o processo que iniciou.»
Esta obra organiza-se em torno de quatro eixos: De Bento XVI a Francisco; Sexualidade e Família; Pessoa, Ética e Política; Para Uma Igreja do Século XXI.

 

Ler mais

Autor

Anselmo Borges

Padre da Sociedade Missionária da Boa Nova. Estudou Teologia (Universidade Gregoriana, Roma), Ciências Sociais (École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris), Filosofia (Universidade de Coimbra e Tubinga). Docente de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, regendo nomeadamente as cadeiras de Antropologia Filosófica, Filosofia da Religião e Ética e orientando um seminário sobre Mulheres e Religiões no Mestrado e Doutoramento em Estudos Feministas, faz parte do corpo docente do Programa Doutoral em Neuro-ciências Clínicas, Neuropsiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, ramo clínico do Programa Doutoral em Neurociências da mesma Universidade. Tem diversas obras publicadas, como: Janela do (In)visível (3 edições), Religião: Opressão ou Libertação?, Morte e Esperança (esgotado), Deus no século XXI e o futuro do cristianismo (Coord.), Janela do (In)finito (2 edições), Religião e Diálogo Inter-Religioso (2 edições). É colunista do Diário de Notícias sobre temas religiosos.

Ler mais