Partilhar

Classificação do Solo no Novo Quadro Legal

Monografias

Jorge Carvalho, Fernanda Paula Oliveira

Em stock online



Desconto: 10%
13,31 € 14,80 €
Wishlist Icon

Poderá gostar

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro integra três artigos, de dois autores, escritos em momentos distintos, mas cujo conteúdo se integra num todo coerente, revelando uma já longa colaboração interdisciplinar e um pensamento comum sobre a evolução e sobre caminhos a prosseguir para o ordenamento do território em Portugal.

Defende-se, na globalidade dos três artigos, que a classificação e qualificação do solo devem visar, simultaneamente, a contensão edificatória e a estruturação do território.

Ler mais

Autor(es)

Jorge Carvalho

Licenciado em Engenharia Civil, pós-graduado em Planeamento Regional e Urbano e doutorado em Ciências Aplicadas ao Ambiente. A sua atividade profissional tem incidido no ordenamento do território, de forma diversificada, articulando a elaboração de planos e projectos urbanísticos com a correspondente execução, passando pela definição de políticas sectoriais, pela gestão urbanística e pela organização de serviços municipais. Foi técnico municipal na Câmara de Évora, responsável pelo Gabinete de Recuperação das Áreas Clandestinas e depois diretor do Departamento de Administração Urbanística (desde a sua criação, em 1980, até1989). Em profissão liberal, tem colaborado com diversos municípios, até agora com maior incidência nos de Sesimbra, Évora, Coimbra, Póvoa de Varzim e Oliveira de Azeméis. É professor na Universidade de Aveiro desde 1991, onde leciona disciplinas de planeamento urbanístico e de administração municipal, sendo diretor de mestrado sobre Ordenamento da Cidade. A docência e a investigação, às quais tem dedicado tempo crescente, exprimem o processo de reflexão com que tem procurado acompanhar a prática desenvolvida. Coordena, atualmente, projeto de investigação “Custos e Benefícios de uma Ocupação Dispersa”. É autor de diversas publicações nestes domínios, sendo as mais relevantes: “Ordenar a Cidade” (2003), Quarteto, Coimbra; “Perequação, Taxas e Cedências” (2003), Almedina, Coimbra (em coautoria com Fernanda Paula Oliveira); “Formas Urbanas” (2003), Minerva, Coimbra.

Ler mais

Fernanda Paula Oliveira

Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde leciona as disciplinas de Direito do Ordenamento e do Urbanismo e Direito Administrativo. Investigadora do Instituto Jurídico da FDUC.

Ler mais