Partilhar

As Empresas Públicas no Direito Português, em Especial, as Empresas Municipais

João Pacheco de Amorim

Indisponível



Desconto: 20%
6,85 € 8,56 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Nos anos 1998 e 1999 os principais diplomas legais que regulam a organização administrativa portuguesa foram objecto de importantes reformas.
À cabeça dessas reformas, surge-nos, no plano estadual, um novo Estatuto Geral das Empresas Públicas; e no plano municipal, para além de duas novas leis reguladoras das autarquias locais (em substituição do DL 100/84), uma lei-quadro das empresas municipais.
As alterações levadas a cabo num e noutro plano apresentam uma comum directriz: designadamente, a legitimação da chamada fuga para o direito privado, pela consagração de uma lata liberdade de escolha de formas e meios privatísticos em ambos os níveis de administração fala-se ainda, a este propósito, na tendência para a empresarialização dos serviços públicos.
Esta verdadeira revolução legislativa exige que se reequacione toda a problemática das empresas públicas, sobretudo das de âmbito municipal (desde logo na medida em que estas últimas representam o ponto de intersecção das duas referidas alterações legislativas).
Com o presente trabalho pretende-se dar um primeiro e modesto contributo para essa reflexão.

Ler mais

Autor

João Pacheco de Amorim

Advogado Especialista em Direito Administrativo. Com 25 anos de atividade profissional, tem uma relevante experiência em matérias de Direito Administrativo, Direito Económico, Direito da Energia, Direito do Urbanismo, Direito do Ensino e Direito da Saúde, onde tem, designadamente, assessorado entidades públicas, promotores imobiliários, sociedades gestoras de Parques de Ciência e Tecnologia, empresas e associações empresariais do sector da saúde, estabelecimentos de ensino superior público e estabelecimentos de ensino privado e clientes individuais (sobretudo funcionários públicos). Regente da disciplina de "Contratos Públicos" na Faculdade de Direito do Porto.


Ler mais