Partilhar

As Empresas Públicas no Direito Português, em Especial, as Empresas Municipais

João Pacheco de Amorim

Indisponível



Desconto: 20%
6,85 € 8,56 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Nos anos 1998 e 1999 os principais diplomas legais que regulam a organização administrativa portuguesa foram objecto de importantes reformas.
À cabeça dessas reformas, surge-nos, no plano estadual, um novo Estatuto Geral das Empresas Públicas; e no plano municipal, para além de duas novas leis reguladoras das autarquias locais (em substituição do DL 100/84), uma lei-quadro das empresas municipais.
As alterações levadas a cabo num e noutro plano apresentam uma comum directriz: designadamente, a legitimação da chamada fuga para o direito privado, pela consagração de uma lata liberdade de escolha de formas e meios privatísticos em ambos os níveis de administração fala-se ainda, a este propósito, na tendência para a empresarialização dos serviços públicos.
Esta verdadeira revolução legislativa exige que se reequacione toda a problemática das empresas públicas, sobretudo das de âmbito municipal (desde logo na medida em que estas últimas representam o ponto de intersecção das duas referidas alterações legislativas).
Com o presente trabalho pretende-se dar um primeiro e modesto contributo para essa reflexão.

Ler mais

Autor

João Pacheco de Amorim

Professor Associado com Agregação da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (docente desde 1997) e da Universidade Lusíada (docente desde 1987).

Advogado Especialista em Direito Administrativo (título da Ordem dos Advogados);

Sócio principal da PA - Sociedade de Advogados (Porto); dedica-se também à arbitragem administrativa.


Ler mais