Partilhar

Ao Correr do Olhar: desafios para uma epistemologia poética

Coleção CES

Feliciano de Mira

Disponibilidade Imediata

Desconto: 20%
14,32 € 17,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O livro Ao Correr do Olhar - Desafios para uma Epistemologia Poética é composto por sete capítulos, incluindo textos visuais que colocam à discussão a importância da metáfora como repositório de conhecimentos, saberes e práticas discursivas. O capítulo 1, «Entrópicos», evidencia as possibilidades da transposição conceptual e transdisciplinar da metáfora, enquanto que o capítulo 2, «Sinais da Cidade», problematiza os sinais com significação sociológica. No capítulo 3, «Circuito Sociológico da Noite de Maputo», aplicam-se os pressupostos antes apresentados na leitura do quotidiano da cidade-capital e da sociedade moçambicana, tal como no capítulo 4, «Crónicas de um Diletante Quase-Perfeito», são aplicados os mesmo pressupostos à sociedade portuguesa. O capítulo 5, «A Desambiguação de Métis: navegações do conhecimento subalterno», ancora-se às epistemologias do sul, propondo uma abordagem aberta sobre os factos identitários. O capítulo 6, «Diagrama Pictórico», trata das relações entre a emoção plástica e as instituições de regulação estético-política, assim como sugere reflexões críticas sobre os capítulos anteriores. Já no capítulo 7, «Pluralidade Epistemológica e Experiências de Vida Localizadas», salienta-se a necessidade de serem aplicados dispositivos de investigação mais adequados à contemporaneidade, e sublinha-se a importância da experiência de vida do pesquisador, na construção de uma epistemodiversidade pós-moderna.

Ler mais

Autor

Feliciano de Mira

Feliciano de Mira nasceu na vila de Arraiolos em Portugal e tem trabalhado como consultor, investigador e professor em universidades portuguesas e estrangeiras. Realizou o pós-doutoramento em Estudos Culturais Comparados pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris e pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Possui doutoramento em Socio-Économie du Développement pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris e doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações pelo ISEG-Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Na mesma instituição obteve o mestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica e a Pós-graduação em Sociologia Económica. A licenciatura em Sociologia foi atribuída pelo ISCTE-Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.
No campo da etnografia, coordenou e publicou O Cante à Moda de Pias (2017), publicou Crianças do Enxoé (1997) e Falar de Pias (1996).
Noutros campos das ciências sociais, tem participação com capítulos nos livros Sociedade em Debate (2016), Os Saberes Populares ao Viés da Ecologia Humana (2016), Ecologias Humanas (2014), Prevenção e Resolução de Conflitos em África (2012), Nos Dois Lados do Atlântico: trabalhadores, organizações e sociabilidades (2011), Organização Social do Trabalho e Associativismo no Contexto da Mundialização (2010), O Desafio Africano (1997) e coordenou Educação, Empresas e Desenvolvimento em Moçambique (1997).
No campo das escritas poéticas experimentais, publicou os livros Hotel Siesta (2017), Camponesa com Cabeça de Deus ao Colo.

Ler mais