Partilhar

O Princípio da Utopia - Ensaios de Literatura Comparada

José Eduardo Reis

Em Stock



Desconto: 10%
15,31 € 17,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

ENQUANTO NÃO LUGAR IMAGINADO, O CONCEITO POLISSÉMICO DE UTOPIA MATERIALIZA-SE EM FUNÇÃO DA REDE DE PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS, VALORES ÉTICOS, ASPIRAÇÕES POLÍTICAS OU DESEJOS EXISTENCIAIS DE QUEM O CONCEBE, PROJETA OU INVENTA.

Por esse facto, é possível estudá-lo de modo interdisciplinar e segundo abordagens discretas e dialógicas. Reúnem-se neste livro DEZASSETE ENSAIOS ESCRITOS em torno desse conceito. A sua revisitação ensaística não se deve apenas a razões de investigação eletiva prosseguida numa área dos estudos literários comparados.

Como se comprova pela maioria dos títulos, OS ENSAIOS DEMONSTRAM UMA MOTIVAÇÃO AUTORA EM ALARGAR E DEMONSTRAR A RELEVÂNCIA DO USO MULTÍMODO DO REFERIDO CONCEITO EM DIFERENTES CAMPOS DO CONHECIMENTO.

Ler mais

Autor

José Eduardo Reis

É investigador integrado do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILCML) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Tem publicado regularmente na área de estudos literários comparados. Foi e é membro do corpo editorial das revistas académicas Letras Vivas, Nova Águia, Cultura entre Culturas e Atlante, colaborador regular da revista Colóquio Letras, membro do conselho consultivo internacional das Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa e membro da direção da Associação Europeia de Estudos sobre Utopia,Utopian Studies Society. Desde 2004 participa como tradutor convidado nos semináriosde tradução Poetas em Mateus.

Ler mais