Partilhar

Desconto: 10%
15,84 € 17,60 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

A alienação parental é uma doença? Claro que não. Mas a adesão fulgurante de muitos técnicos (e da opinião pública) a um conceito como esse quer dizer que, subitamente, a injustiça que se foi dando, ao longo de anos, nos tribunais, privando muitos pais do exercício da responsabilidade parental (sem que tivessem feito o que quer que fosse para o merecerem) passou a ter um termo que a formatava. O mesmo acontecendo com as atitudes de muitos outros que, como represália dum divórcio, foram instrumentalizando os seus filhos de maneira a que eles se afastassem, de forma irreparável, do outro pai.
Na verdade, uma criança não se aliena dum pai: é convidada a maltratá-lo. Violentamente. Com actos, com injúrias e, até, com difamações. Ou, melhor: uma criança é maltratada por um dos pais e maltrata o outro. E isso é um maltrato grave de que deve ser, inequivocamente, protegida.

Ler mais

Autor(es)

Eduardo Sá

Eduardo Sá é psicólogo clínico e psicanalista, professor da Universidade de Coimbra e do ISPA, em Lisboa. É autor de artigos e de livros científicos na área da psicanálise e da psicossomática. E de livros de divulgação no âmbito da saúde familiar e da educação parental. Foi colaborador da Antena 1 durante anos e assinou o programa Amor em Tempos de Crise, com Fátima Lopes, na TVI24. Atualmente faz o podcast Porque Sim Não é Resposta com Judite França e Bruno Vieira Amaral, na Rádio Observador, e escreve todos os domingos para o jornal Observador.

Ler mais

Fernando Silva

FERNANDO SILVA, Advogado e doutorado em Direito. Professor de Direito Penal na Universidade Autónoma de Lisboa. Autor de várias obras e artigos científicos no domínio do Direito Penal e do Direito das Crianças. Presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo das Caldas da Rainha entre 2001 e 2007. Coordenador de vários cursos de pós-graduação do direito de protecção das crianças em perigo e da adopção, nomeadamente na UAL e no Centro de Estudos Judiciários.

Ler mais