Partilhar

Desconto: 10%
13,63 € 15,15 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O trabalho está em todo o lado, vê-se de todos os ângulos, oculta-se no fundo de todos os problemas. Os temas tratados nos textos reunidos neste volume, que vão desde a actividade dos ministros às viagens de comboio, passando pelo futebol e pela evasão fiscal, ilustram essa diversidade. Trata-se de crónicas publicadas, com periodicidade quinzenal, em órgãos da imprensa diária (a sua esmagadora maioria, no "Diário Económico"), e situadas num espaço temático em que os problemas do trabalho, quer a nível individual, quer nos fenómenos colectivos que motiva e dinamiza, têm lugar marcado e proeminente, embora nem sempre imediatamente apreensível.

Breve nota de esclarecimento

A expressão "Trabalhos leves" é bem conhecida dos cultores do direito do trabalho: designa tarefas de que podem ser encarregados menores abaixo da idade legal de acesso pleno ao emprego. No caso, infelizmente para quem escreve, não estão em causa trabalhos da primeira juventude, muito pelo contrário. O que com a fórmula se assinala é, pois, somente o pequeno fôlego dos textos aqui reunidos, seleccionados no acervo de alguns anos (de 2003 a 2007) de colaboração periódica em colunas de opinião na imprensa diária - concretamente, no Diário Económico e no Diário de Notícias.
Aos jornais que pacientemente acolheram nas suas páginas estes desabafos — pois disso se trata, sobretudo —, o autor agradece.

Ler mais

Autor

António Monteiro Fernandes

Professor Catedrático Convidado do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e da Universidade Lusíada do Porto e Professor Visitante das Universidades de Bordéus IV e de Trento.

Ler mais