Partilhar

Desconto: 20%
15,92 € 19,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

 “Nas últimas décadas o sistema de ensino superior português sofreu profundas mudanças, de cariz quantitativo e qualitativo, pautando-se por uma massificação e por uma democratização quantitativa. Estas tendências estruturais não implicaram, contudo, uma democratização qualitativa do sistema educativo.

 

 

 

 

 

 

 

O presente livro analisa os fatores associados ao sucesso e ao abandono no ensino superior em Portugal. Os resultados obtidos permitem concluir que o sucesso académico é mais passível de gestão por parte das instituições universitárias do que o abandono. Enquanto o sucesso é sensível a variáveis de natureza dinâmica organizacional (pedagógicas e de reputação), o abandono ancora-se sobretudo em variáveis extramuros, tais como a situação de procura do mercado de trabalho (opções de emprego) ou a preparação prévia dos alunos.”

Ler mais

Autor(es)

José Manuel Mendes

Doutorado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde exerce as funções de Professor Auxiliar. Investigador do Centro de Estudos Sociais, tem trabalhado nas áreas dos movimentos sociais e ação colectiva e, mais recentemente, nas questões relacionadas com o trauma, o risco e a vulnerabilidade social. É cocoordenador do Observatório do Risco (osiris) e do Centro de Trauma, sediados no Centro de Estudos Sociais. Das suas publicações destacam-se os artigos «Pessoas sem voz, redes indizíveis e grupos descartáveis: os limites da teoria do actor-rede” (Prémio Análise Social 2011) e “Social Vulnerability Indexes as Planning Tools: Beyond the Preparedness Paradigm”, Journal of Risk Research.

Ler mais

José Maria Carvalho Ferreira

Ler mais

António Caetano

António Caetano é doutorado em Psicologia Social e das Organizações. É Professor no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e Investigador no Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE). Tem vários trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais e é co-autor dos livros Psicologia Social (Ed. F. C. Gulbenkian), Psicologia Social das Organizações - Estudos em empresas portuguesas (Ed. Célia) e Psicossociologia das Organizações (Ed. MacGraw-Hill). As suas áreas de especialização incluem o comportamento organizacional, a avaliação de desempenho e a mudança e inovação organizacional. Tem participado em projectos de investigação sobre novas tecnologias e mudanças nas organizações, processos de tomadas de decisão, cultura organizacional, avaliação de desempenho, justiça organizacional e avaliação da formação. Tem colaborado com inúmeras empresas industrais, comerciais e de serviços, nacionais e multinacionais, assim como em organismos de diferentes áreas da Administração Pública.

Ler mais