Partilhar

Revista de Direito das Sociedades, Ano III (2011) - Número 3

Revista - Revista de Direito das Sociedades (n.ºs Avulso)

Director: António Menezes Cordeiro

Poucos exemplares em stock



Desconto: 50%
10,00 € 20,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Consulte a página da revista em http://rds.almedina.net

Esta revista está também disponível como parte de uma Assinatura.

No fim do Verão de 2010, os mercados tomaram consciência da enorme dívida externa portuguesa, liderada pela do Estado. Fecharam- se os mercados financeiros à banca nacional, mau grado o seu estado saudável, o que levou a uma retração marcada no crédito. O País ficou na dependência do Banco Central Europeu, vendo-se obrigado a adotar medidas de austeridade sem precedentes. As sociedades são os agentes económicos fundamentais. Apenas elas, enquanto entidades organizadas, podem reagir: criando riqueza e defendendo os seres humanos que delas dependem. A RDS vai prosseguir nas suas tarefas: de aprofundar o estudo das leis, sempre difíceis, num prisma de aplicação justa e adequada e de acompanhar as consequências, nas sociedades, das medidas de correção que vêm sendo tomadas.

Índice

GOVERNO DAS SOCIEDADES

FRANCISCO MENDES CORREIA
O governo dos sistemas de pagamentos

DOUTRINA

ANTÓNIO MENEZES CORDEIRO
O costume e os usos no século XXI

PEDRO DE ALBUQUERQUE / DIOGO COSTA GONÇALVES
O impedimento do exercício do direito de voto como proibição genérica de atuação em confito

ANA PERESTRELO DE OLIVEIRA
Ainda sobre a liquidação conjunta das sociedades em relação de domínio total e os poderes do administrador da insolvência: a jurisprudência recente dos tribunais nacionais

CRISTIANO AMADEU RAMOS DIAS Os direitos especiais dos sócios nas sociedades anónimas: as "golden shares"

JOÃO MIGUEL ASCENSO
As sociedades não lucrativas. Breve análise do direito dos sócios aos lucros

NOTA BIBLIOGRÁFICA
NOTÍCIAS

BRUNO FERREIRA
D.Joaquín Gárrigues: Mestre dos mercantilistas espanhóis

Legislação
Jurisprudência

Ler mais

Autor

António Menezes Cordeiro

Professor catedrático e decano do grupo de Ciências Jurídicas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, regeu as cadeiras de Teoria do Direito, Direitos Reais, Direito das Obrigações, Introdução ao Estudo do Direito, Teoria Geral do Direito Civil, Direito da Economia, Direito do Trabalho, Direito Bancário e Direito Comercial.

Na mesma instituição exerceu funções como presidente do Conselho Directivo (1989-1991); presidente do Conselho Científico (1998-2001); coordenador do Centro de Investigação de Direito Privado, desde 2014.

Sócio efectivo da Academia de Ciências de Lisboa, é subdirector da "Revista da Ordem dos Advogados", director-adjunto da revista "O Direito" e director da "Revista de Direito das Sociedades".

É sócio-fundador da sociedade de advogados António Menezes Cordeiro e Associados, Sociedade de Advogados.

Exerce advocacia desde 1980 e desde 1985 é jurisconsulto, com participação em mais de 2000 processos, sobretudo nas áreas civil, comercial, bancária, laboral, mobiliária e das sociedades. Participou como árbitro em cerca de 180 arbitragens nacionais e internacionais.

Ler mais