Partilhar

Revista Angolana de Legislação e Jurisprudência II, I - I 2023

Eduardo Vera-Cruz Pinto (Dir.)

Temporariamente Indisponível



Desconto: 10%
31,50 € 35,00 €
Wishlist Icon

Poderá gostar

Detalhes do Produto

Sinopse

A Revista Angolana de Legislação e de Jurisprudência (RALJ) inicia hoje, com o nº 1, da II Série, uma nova etapa da sua ainda curta vida editorial.
A ousadia do projeto era do tamanho do nosso sonho. O Tomé e o Mauro acreditaram que era possível. Eu vou sempre atrás de quem quer fazer coisas.
A ideia foi crescendo em torno de uma constatação: a investigação jurídica e a publicação de obras de Direito angolano era já relevante; a existência de revistas jurídicas ligadas a Faculdades de Direito e Ordens profissionais era uma realidade relativamente sedimentada, mas era importante existir uma Revista Jurídica com total autonomia de instituições profissionais ou universitárias, dedicada à análise e comentário de Legislação e de Jurisprudência.
Para isso, foi necessário montar um projeto que permitisse iniciar e dar continuidade à Revista, no plano financeiro, editorial e científico. No plano financeiro, as parcerias institucionais com centros de investigação jurídica e sociedades de organização de cursos de formação e de atualização profissional permitiram sustentar parte substancial das despesas com a publicação.
No plano editorial, uma longa e consistente colaboração com a editora da AAFDL permite um conjunto de procedimentos informais que agilizam o envio de textos, a revisão de provas e a distribuição. No plano científico, uma já longa amizade e cumplicidade docente com o Carlos Feijó e um conjunto de colegas que comigo partilham ideias e metas universitárias e cívicas, integrando as Comissões da RALJ e as equipas de revisores dão-nos a garantia de qualidade científica dos textos publicados.

Índice

Editorial
Eduardo Vera-Cruz Pinto
| A Justiça pelo Direito, através dos tribunais, em Angola: reafirmar o nosso compromisso editorial na Nova Série da RALJ

Artigos Científicos
Adlezio Agostinho
| O instituto da uniformização da jurisprudência na jurisdição constitucional “Perspectiva de aplicabilidade na Ordem jurídica Angolana” 11

Armando Alexandre Luanda
| Uma Análise Crítica do Acórdão de 2/07/2019, com o Processo n.º 1670/11, da Câmara do Cível e Administrativo, Fiscal e Aduaneiro do Tribunal Supremo de Angola – Relativo à Resolução de Conflitos de Terras

Carlos Maria Feijó
| Relevância Normativa do Costume Parlamentar

Manuel Carlos do Nascimento
| Entidades Administrativas Independentes: Uma abordagem à luz da reforma angolana e do regime jurídico aplicável

Diogo Costa Gonçalves
| A capacidade das sociedades comerciais angolanas: Notas ao artigo 6.º da LSC

Eduardo Vera-Cruz Pinto
| A Legislação e o Direito do Ciberespaço em Angola. Basta uma reforma juridicamente sustentada da Lei n.º 7/17, de 16 de Fevereiro?

Francisco Rodrigues Rocha
| Os Incoterms e a Actividade Petrolífera. Reflexões a Propósito do Artigo 78.º da Lei das Actividades Petrolíferas

Hugo Ramos Alves
| Ainda sobre o Despacho-Sentença n.º 518/19, de 23 de Dezembro de 2019

Raúl Mota Cerveira e Caetana Pinto Basto
| Análise ao Regime Geral das Contraordenações (Lei n.º 19/22, de 7 de Julho): A nova realidade jurídica Angolana

Ricardo Pedro
| Responsabilidade Civil do Estado pela Administração da Justiça em Angola

Venceslau Andrade Pascoal
| Uma Análise Pormenorizada à Nova Lei da Actividade Seguradora e Resseguradora (“Lasr”) (Lei n.º 18/22, de 7 de Julho)

Ler mais

Autor

Eduardo Vera-Cruz Pinto

Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em exercício. É Professor Catedrático na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e na Universidade Europeia. Presidente do Centro de Investigação Jurídica do Ciberespaço. Coordenador Científico do IURIS – Instituto de Investigação Interdisciplinar. Presidente da Comissão para a Doutrina da Cibersegurança do Centro Nacional de Cibersegurança | Gabinete Nacional de Segurança. Coordenador Científico do Mestrado Bolonha em Segurança de Informação e Direito no Ciberespaço. Doutorou-se em Direito em 2002 e obteve a Agregação em 2006, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, na especialidade Ciências Histórico-Jurídicas. Concluiu a Licenciatura em Direito em 1985, pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. Foi Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa entre 2010 e 2014. Fundador do IURIS - Instituto de Investigação Interdisciplinar. // Dean of the Faculty of Law at the University of Lisbon. He is a Full Professor at the Faculty of Law of the University of Lisbon and at the European University. President of the Research Center for Cyber Law. Scientific Coordinator of IURIS – Institute for Interdisciplinary Research. President of the Commission for Cybersecurity Doctrine at the National Cybersecurity Center | National Security Office. Scientific Coordinator of the Bologna Master's Program in Information Security and Law in Cyberspace. He earned his PhD in Law in 2002 and obtained his Habilitation in 2006 from the Faculty of Law of the University of Lisbon, specializing in Historical-Legal Sciences. He completed his Law degree in 1985 at the Faculty of Law of the Portuguese Catholic University. He served as Dean of the Faculty of Law at the University of Lisbon from 2010 to 2014. Founder of IURIS – Institute for Interdisciplinary Research.

Ler mais