Partilhar

Desconto: 20%
14,24 € 17,80 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Para profissionais que tenham de tomar decisões cujos efeitos e consequências se estendam no médio e longo prazo, a necessidade de prospetivar o futuro é fator crítico do sucesso das opções e eficiência dos recursos envolvidos nos processos de decisão. Nos tempos atuais, caraterizados por uma elevada incerteza, esta necessidade é ainda mais premente, impondo políticas públicas e medidas de gestão estratégica nas organizações compatíveis com os cenários de futuro.
De grande atualidade e interesse para estudantes e profissionais (sociólogos, técnicos de planeamento, geógrafos, gestores, políticos, entre outros) envolvidos no planeamento estratégico dos territórios ou das organizações, este livro apresenta as linhas orientadoras e o quadro concetual para fazer o que é necessário para explorar o futuro.
O livro está organizado em três partes: teoria, métodos e casos reais. Na primeira parte é apresentada a génese, os fundamentos, os conceitos, os campos de aplicação e as vantagens e limites dos estudos prospetivos. A segunda parte debruça-se sobre os métodos e técnicas da prospetiva, com relevo para a caraterização e os modos de operacionalização das várias etapas do «método dos cenários» da Escola Francesa (com o respetivo software): análise estrutural, análise de estratégia de atores, análise probabilística por peritos, análise morfológica e análise de políticas e estratégias. Na terceira e última parte apresentam-se casos reais de estudo no âmbito das ciências sociais, realizados pelos autores e pelas suas equipas de investigação, que recorreram a vários métodos em investigações, esclarecendo-se as opções tomadas e os modos de operacionalização metodológica.

Ler mais

Autor(es)

José Saragoça

Ler mais

Carlos Alberto da Silva

Ler mais

Joaquim Fialho

Ler mais