Partilhar

Desconto: 20%
14,24 € 17,80 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A construção de um diagnóstico social, no quadro do um processo de intervenção social, assume um papel de primordial importância. A crescente complexidade das realidades coloca aos interventores sociais um conjunto de desafios que deverão cartografar e compreender para construir diagnósticos cuja exatidão conduza a estratégias interventivas capazes de alcançar os objetivos propostos.

Neste livro, baseado na experiência dos autores nos domínios da intervenção social, é apresentado um processo reflexivo e prático sobre a construção de diagnósticos sociais. Começando por apresentar a componente reflexiva e teórica, aborda depois a operacionalização (como fazer?) dos conceitos discutidos e termina com um conjunto de casos práticos.

No primeiro capítulo é feita uma contextualização do diagnóstico social no processo de planeamento, clarificam-se conceitos, perspetivas e inventariam-se tipos de diagnósticos sociais. Trata-se de um capítulo introdutório que familiariza o leitor com os conceitos, a teoria e os modelos de atuação. No segundo capítulo apresenta-se e discute-se a aplicação do diagnóstico social em contexto organizacional. No terceiro capítulo explicita-se o processo de construção do diagnóstico social: as etapas e como se deve agir na sua construção. No quarto capítulo, que complementa o terceiro, os autores apresentam uma «caixa de ferramentas» de suporte e apoio à construção do diagnóstico. No quinto e último capítulo são expostos diversos casos práticos nos quais foram aplicadas diversas ferramentas e técnicas de diagnóstico social.

Poderão recorrer a este livro com vantagens, todos os profissionais de intervenção social, bem como todos aqueles que pretendam iniciar-se no estudo de processos sociais complexos.

Ler mais

Autor(es)

Joaquim Fialho

Ler mais

Carlos A. da Silva

Ler mais

José Saragoça

Ler mais