Partilhar

Manual para a Intervenção Social - Da Teoria à Ação

Joaquim Fialho

Em Stock



Desconto: 10%
25,21 € 28,01 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Nos diversos contextos sociais as pessoas procuram a satisfação das suas necessidades através de uma multiplicidade de recursos que estão disponíveis, mas nem sempre lhes estão acessíveis. Para muitos, a obtenção dos recursos que necessitam, é um processo complexo e muitas vezes difícil. Nem todos têm as mesmas capacidades ou circunstâncias para resolver os problemas com que se deparam impondo-se intervenções que lhe proporcionem os meios e condições para superar os obstáculos de outro modo intransponíveis.

O processo de intervenção social envolve uma dinâmica multidisciplinar, no qual os assistentes sociais e outros especialistas enfrentam um desafio que passa pela promoção de dinâmicas de emancipação individuais e coletivas que coloque os sujeitos no centro de um processo transformacional. É esta transformacionalidade do sujeito o principal desafio dos interventores sociais.

Este manual, ao longo dos vários capítulos, apresenta diversas estratégias de intervenção, alertando e afastando conceções comuns que conduzem a práticas erradas na intervenção social.

A intervenção social não é um processo de mera gestão de benefícios em que o ator-interventor dá ao sujeito-intervencionado uma ajuda espiritual ou material, mas sim um processo de capacitação de pessoas, através de mudanças individuais ou coletivas, que conduzam à sua autonomia e afirmação pessoal. Este livro explica como atingir este objetivo, sendo pois de leitura e consulta incontornável para que todos os agentes da intervenção social obtenham resultados e sucesso nos seus desempenhos profissionais.


Ler mais

Autor

Joaquim Fialho

Ler mais