Partilhar

O Processo de Contra-Ordenação Laboral e de Segurança Social

Legislação Anotada

Luís C. Oliveira, Manuel M. Roxo

Em Stock


Desconto: 10%
13,41 € 14,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A reunião num mesmo diploma legal aos regimes de processo das contra-ordenações laborais e da segurança social constituiu o estímulo para a publicação deste livro. Para tanto, os autores tomaram por base da sua reflexão, respectivamente, um trabalho concluído num seminário do Mestrado em Direito das Empresas do ISCTE/IUL (2009), o qual foi actualizado em função dos diplomas legais entretanto publicados nos domínios do direito do trabalho e do direito da segurança social e enriquecido com os resultados da pesquisa e da sistematização feita em apoio do exercício quotidiano de instrução de processos de contra-ordenação.
A abordagem que se oferece sobre o tema parte de uma caracterização do ilícito contra-ordenacional e dos seus princípios fundamentais para, seguidamente, desenvolver o faseamento deste procedimento - a investigação, a instauração, a instrução e a decisão de aplicação da coima -, os aspectos relevantes da sua condução e dos actos processuais que o integram. A inclusão do texto legal do Regime de Processo das Contra-Ordenações Laborais e de Segurança Social permitiu, ainda, a introdução de anotações de apoio à interpretação do respectivo articulado, com vista à melhor adaptação dos profissionais e estudiosos a este figurino processual.

Sumário

Introdução

1 - O ilícito contra-ordenacional
2 - Princípios gerais
3 - Princípios do procedimento contra-ordenacional
4 - A marcha do procedimento das contra-ordenaçãoes laborais e de segurança social
5 - Regime processual das contra-ordenações laborais e de segurança social

Referências bibliográficas
Bibliografia
Jurisprudência
Índice remissivo

Ler mais

Autor(es)

Luís C. Oliveira

Ler mais

Manuel M. Roxo

MANUEL M. ROXO, Inspector do trabalho. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Mestre em Direito das Empresas, especialização em Direito do Trabalho e pós-graduado em Ciências do Trabalho, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.

Ler mais