Partilhar

Segurança e Saúde do Trabalho: Avaliação e Controlo de Riscos

Guias Práticos

Manuel M. Roxo

Indisponível

Desconto: 20%
9,69 € 12,12 €

Detalhes do Produto

Sinopse


A aceleração do desenvolvimento nos planos da ciência, da tecnologia e da organização social, particularmente visível no século XX, tem vindo a significar um contexto de desafio e mutação constante no mundo do trabalho. A percepção de um ambiente de progresso e bem estar globais, paradoxalmente, não é acompanhada pela descida significativa dos níveis da sinistralidade laboral que, em muitos casos, não resistem a manifestar um sentido inverso. Esta constatação não poderia deixar de evidenciar a obsolescência do modelo conceptual tradicional da prevenção de riscos profissionais, ainda em aplicação ao nível das sociedades e das organizações produtivas. A acção normativa da Organização Internacional do Trabalho e o novo quadro legal da União Europeia são disso reflexo ao identificarem uma matriz gestionária para a segurança e saúde do trabalho, cujo epicentro se situa numa acção de avaliação de riscos.
O presente livro, passando em revista a literatura técnico-científica produzida sobre o assunto, propõe-se, precisamente, apresentar a evolução teórica da acidentologia laboral, perspectivar o sentido modernizador da actividade de controlo de riscos e caracterizar os principais métodos e técnicas de avaliação de riscos profissionais.



ÍNDICE





CAPÍTULO 1: CONCEITOS CENTRAIS DAS METODOLOGIAS PREVENTIVAS


CAPÍTULO 2: MODELOS ACIDENTOLÓGICOS


CAPÍTULO 3: O CONTROLO DE RISCOS


CAPÍTULO 4: A AVALIAÇÃO DE RISCOS NO LOCAL DE TRABALHO


CAPÍTULO 5: A ANÁLISE DE RISCOS


CAPÍTULO 6: A ESTIMATIVA E A VALORAÇÃO DO RISCO

Ler mais

Autor

Manuel M. Roxo

MANUEL M. ROXO, Inspector do trabalho. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Mestre em Direito das Empresas, especialização em Direito do Trabalho e pós-graduado em Ciências do Trabalho, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.

Ler mais