Partilhar

O Corpo é que Paga

Pedro Strecht

Em Stock


Desconto: 10%
13,95 € 15,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Numa época de obsessão com a imagem, como podemos ajudar os nossos filhos a fazerem as pazes com o seu corpo quando este não corresponde aos cânones estabelecidos pela ditadura das redes sociais?

Vivemos numa era em que a imagem é tudo e a padronização da beleza física assume um peso cada vez mais excessivo. Livros sobre dietas são os mais vendidos e aumenta a procura de cirurgias estéticas. O corpo passou a ser um objeto de culto a ser exposto e exibido em público.

Mas o que acontece quando as crianças e adolescentes veem esse mesmo corpo transformar-se com o crescimento e o convertem numa fonte de angústia? Como explicar o aumento de situações de depressão e ansiedade em idades cada vez mais precoces, ao mesmo tempo que os episódios de automutilação em crianças e jovens se tornam mais frequentes? À medida que se vai crescendo, o corpo torna-se progressivamente um espelho bastante fidedigno de diversas experiências de vida. Em paralelo, constitui uma tela onde a identidade é vincada em marcas como tatuagens, piercings ou alargadores, e as emoções se manifestam literalmente à flor da pele.

Neste novo livro, o pedopsiquiatra Pedro Strecht reflete sobre a relação conflituosa entre o corpo e a mente e o papel da construção da imagem corporal como integrante e modeladora de uma verdadeira identidade emocional. Ao mesmo tempo, aborda também a dor enquanto expressão do mal-estar físico, quase sempre ligada a um fundo emocional.


Ler mais

Autor

Pedro Strecht

Médico de Psiquiatria da Infância e Adolescência, exercendo atualmente na atividade privada, e também na Cooperativa «A Torre». É, também, Presidente da Direção do Centro Dr. João dos Santos-Casa da Praia. Coordenou o Projeto de Apoio à Família e à Criança Maltratada (Lisboa), a Equipa de Intervenção Psicossocial do Casal Ventoso, e a Equipa de Intervenção em Crise da Casa Pia de Lisboa. Foi professor do ensino secundário e superior, na Universidade Católica de Lisboa. Da sua colaboração na imprensa, destaque para a coluna que manteve na revista Pais & Filhos e no jornal Público. É autor de mais de duas dezenas de livros sobre temas respeitantes à sua área profissional e da literatura infanto-juvenil.

Ler mais