Partilhar

Crianças sem sombra

Extra Coleção

Pedro Strecht

Em Stock

, prefácio de José Gil



+5% em Cartão Almedina
16,40 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Eis um livro dificilmente classificável. Se bem que o seu terreno disciplinar e o seu objecto sejam bem definidos, o leitor é projectado, desde as primeiras páginas, num espaço diferente, aparentemente não científico, tecido pela poesia, pela arte, pela música e pela filosofia. A natureza poética dessa escrita nasce das associações, analogias e outras relações que o autor estabelece entre aquelas diversas práticas e entre elas a terapia de crianças e adolescentes com graves perturbações psíquicas.
O livro de Pedro Strecht lê-se com uma avidez crescente em poucas horas. Tem um poder de fascínio que envolve o leitor, ao mesmo tempo que lhe levanta inúmeras interrogações».
José Gil, do Prefácio

Ler mais

Autor

Pedro Strecht

Pedro Strecht nasceu em 1966. Terminou o curso de Medicina em 1989 (Universidade Nova), é especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência (Pedopsiquiatria) desde 1995 e autor de mais de cinquenta livros. Fez estágios na sua área clínica em Londres e Oxford.

Exerceu diversas funções ao longo da sua vida profissional: foi professor do Ensino Secundário e do Ensino Superior, médico no Hospital de Dona Estefânia, no Chapitô, nos Centros Educativos da Bela Vista e Padre António de Oliveira, no Centro Dr. João dos Santos — Casa da Praia, que dirigiu enquanto IPSS e na Cooperativa A Torre. Foi supervisor do Projeto de Apoio à Família e à Criança Maltratada, colunista da revista Pais e Filhos e do jornal Público, coordenou a Equipa de Intervenção Psicossocial do Gabinete de Reconversão do Casal Ventoso e também a Equipa de Intervenção em Crise da Casa Pia de Lisboa. Trabalhou na ART — Associação de Respostas Terapêuticas e num Lar de Infância e Juventude Especializado, GPS (em Castro Verde).

Recentemente, presidiu à Comissão de Investigação de Abusos Sexuais de Crianças por Membros da Igreja Católica Portuguesa, tendo sido distinguido em equipa com a medalha de ouro do Prémio Direitos Humanos, atribuído pela Assembleia da República.

Atualmente, trabalha em consulta privada em Lisboa. Tem como outros interesses fundamentais a música, a literatura, a escrita, o desporto e a natureza. É casado, pais de três filhos e tem uma cadela.

Sabe muito bem que não é perfeito e, por isso mesmo, continua a gostar de trabalhar com crianças e adolescentes e respetivos pais, com quem sente que todos os dias aprende a ser melhor médico e melhor pessoa. Numa época de afirmação da ciência e tecnologia, guiada por fatores económicos, gosta de valorizar todas as formas de expressão artística e, um dia, aspira a ser apenas reconhecido enquanto humanista.

Ler mais