Partilhar

Introdução ao Direito do Património Cultural

Fora de Coleção

José Casalta Nabais

Disponibilidade Imediata

Desconto: 20%
19,12 € 23,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Nota à 2ª Edição

Esgotada a 1.ª edição, vai para um ano, só agora nos foi possível proceder à publicação desta 2.ª edição. Como facilmente se poderá ver, trata-se, fundamentalmente, de uma reimpressão da 1.ª edição. Pois, para além da actualização do texto em função dos mais importantes diplomas legais entretanto publicados e de alguma bibliografia, limitamo-nos a um ou outro pequeno desenvolvimento do texto anterior.
Todavia, porque o texto, como introdução que é, se fica por um grau elevado de generalidade, remetendo frequentemente em relação às matérias versadas para a correspondente disciplina jurídica, achámos por bem, a fim de facilitar a sua leitura e lograr a sua compreensão, publicar, em anexo, alguns dos diplomas normativos mais importantes do património cultural.
Esperamos e fazemos votos para que esta edição tenha, ao menos, o mesmo acolhimento que foi dispensado à 1.ª edição.

Nota Prévia

O texto que ora damos à estampa foi elaborado no quadro da regência, de que temos tido a incumbência nos últimos anos, da disciplina de Direito do Património Histórico-Cultural no Curso de Pós-Graduação em Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente no CEDOUA - Centro de Estudos de Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente.
Como será fácil de ver, corresponde o mesmo aos dois primeiros capítulos de um projecto mais amplo e ambicioso, que, até ao presente, não nos foi possível levar avante. Mais especificamente, trata-se dos capítulos relativos à "noção e âmbito" e ao "ordenamento jurídico" do património cultural integrantes do esquema de umas lições correspondente aos diversos capítulos da teoria geral deste sector do ordenamento jurídico.
No respeitante ao primeiro dos mencionados capítulos, é de acrescentar, corresponde o mesmo ao que foi objecto de publicação, em 2000, no n.° 6 da Revista do CEDOUA. Procedemos agora às actualizações que se impunham aproveitando para introduzir um ou outro desenvolvimento e, bem assim, uma ou outra alteração de pormenor.
Agradecemos à Mestre Suzana Tavares da Silva, que connosco tem colaborado na regência do Direito do Património Histórico -Cultural, uma ou outra indicação útil e a leitura do original.

Índice

Capítulo I
Noção e âmbito do direito do património cultural

Algumas considerações preliminares
Aproximação à noção de direito do património cultural
O direito do património cultural e outros ramos do direito

Capítulo II
O ordenamento jurídico do património cultural

Ideia sobre a sua evolução histórica
O quadro constitucional
O quadro de direito internacional
O quadro de direito comunitário
O actual quadro legal

Ler mais

Autor

José Casalta Nabais

José Casalta Nabais é professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde lecciona Direito Fiscal na licenciatura e no mestrado. Participa também no Curso de Doutoramento e no Programa de Doutoramento da FDUC.
É mestre em Ciências Jurídico-Económicas, grau que obteve em 1992, e doutor na especialidade de Ciências Jurídico-Políticas, grau que obteve em 1998. Concluiu as Provas de Agregação em Direito Público em Maio de 2013. 
Publicou, além de diversos artigos de direito constitucional, direito administrativo e direito fiscal, em Portugal e no estrangeiro, os seguintes livros: Contratos Fiscais, Coimbra Editora, 1994; O Dever Fundamental de Pagar Impostos, Almedina, 4ª reimpressão em 2015; Instrumentos Jurídicos e Financeiros de Protecção do Património Cultural, Centro de Estudos e Formação Autárquica, 1998; Direito Fiscal, 11a ed., Almedina, 2019; Introdução ao Direito do Património Cultural, 2ª ed., Almedina, 2010; Introdução ao Direito Fiscal das Empresas, 3ª ed., Almedina, 2018; Por um Estado Fiscal Suportável - Estudos de Direito Fiscal, Almedina, Vol. I, 2005, Vol. II, 2008, Vol. III, 2010, Vol. IV, 2015; e Vol. V, 2018; Por uma Liberdade com Responsabilidade – Estudos sobre Direitos e Deveres Fundamentais, Coimbra Editora, 2007; A Autonomia Financeira das Autarquias Locais, Almedina, 2007; Estudos sobre Autonomias Territoriais, Institucionais e Cívicas, Almedina, 2010; e Estudos sobre a Tributação dos Transportes e do Petróleo, Almedina, 2019.

Ler mais