Partilhar

Inteligência Artificial, Compliance e Responsabilidade das Pessoas Coletivas

Monografias (Gestlegal)

André Alfar Rodrigues

Em Stock



Desconto: 10%
18,82 € 20,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Torna-se complicado avaliar o grau de dependência do ser humano relativamente à tecnologia. Esta afirmação é especialmente válida após a pandemia da COVID-19, onde a transição digital foi de soberba importância para a manutenção da economia e acima de tudo, para manter as relações interpessoais. A inteligência artificial pode ser um poderoso aliado no combate ao cibercrime, tanto na prevenção, como na detenção de crimes cibernéticos, através da análise de um elevado conjunto de dados ou ainda através da identificação de padrões que possam indiciar atividades criminosas. Embora seja mais discutível, a inteligência artificial também pode ser utilizada para automatizar os processos de análise de provas digitais, mas a pergunta que se coloca é: será isso desejável?

Ler mais

Autor

André Alfar Rodrigues

Advogado.

Licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Mestre em Direito Empresarial pela Universidade Católica Portuguesa, Escola de Lisboa.

Pós-graduação Avançada em Direito das Sociedades Comerciais (Foundations of Corporate Law and Deals, Markets and Litigation) pelo Centro de Investigação de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Doutorando na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (PhD).

Formação Avançada em Compliance pelo Instituto de Formação Bancária.

Participou nas I e II Jornadas de Financeiras de Capital de Risco e II Jornadas de Metodologia do Direito realizadas pelo Centro de Investigação de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Foi Conselheiro Pedagógico da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Coordenador do Gabinete de Erasmus e Relações Internacionais da Associação Académica da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

É Investigador no Centro de Investigação de Direito Europeu, Económico, Financeiro e Fiscal (CIDEEFF) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.


Ler mais