Partilhar

Idiomas da Diferença Sexual

Hélène Cixous, Jacques Derrida

Em Stock



Desconto: 10%
11,25 € 12,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Escrita tinha voltado, a torrente, a fina torrente com braços cantantes, a correria do sangue nas veias entre os corpos, o diálogo sem palavras de sangue a sangue, sem nenhum sentido das distâncias, a correria mágica cheia de palavras mudas que corre de uma comuna a outra, de uma vida a outra, a estranha lenda inaudível a não ser pelo coração de um ou de outro, a narrativa tecendo-se lá em cima, quem o decifrará, ao tecido palpitante da clandestinidade. A escrita, este laço este crescimento, esta orientação tinha voltado. O espaço está de novo cheio de vozes, o corpo inteiro é coração.»
H. Cixous

«Quanto ao testemunho (testis, terstis), este terceiro que, deslizando sempre entre ti e ti,  entre si e si, deve insinuar a diferença sexual no duelo incestuoso, porque é que não se veria nele da essência da literatura mais secreta? Ou pelo menos a discrição imperceptível do seu lugar, da sua possibilidade intersticial? É assim que se lê e é assim que se escreve: segredo do segredo surpreendido a priori. Saber e não-saber. Sabe-se (o) que não se sabe e não se sabe (o) que se sabe [...] A diferença sexual, perguntar-nos-emos sempre… Mas é isso, à diferença sexual [...]»
J. Derrida

Tradução de Fernanda Bernardo

 

Ler mais

Autor(es)

Hélène Cixous

Ler mais

Jacques Derrida

Originário de uma família judia, Jacques Derrida faz os seus estudos secundários em Louis-le-Grand, onde encontra vários intelectuais como Pierre Bourdieu, Michel Deguy ou Michel Serres. Após o seu encontro com Louis Althusser, Derrida redige a sua tese sobre ‘Le problème de la genèse dans la philosophie de Husserl’. Após se tornar grande amigo de Michel Foucault, recebe a Agregação e vai ensinar para Harvard, nos Estados Unidos. Depois de 1962 vai ensinar para a Escola Normal Superior, onde é nomeado mestre-assistente em 1964. Os seus primeiros grandes livros são publicados em 1967, nomeadamente De la grammatologie, L’ Ecriture et la différence e La Voix et le Phénomène, e reexamina as teses metafísicas, erradicando os pressupostos da palavra ou o logocentrismo da nossa filosofia clássica.

Ler mais