Partilhar

Fabricar a Inovação: o processo criativo em questão nas ciências, nas letras e nas artes

Fernando Cristóvão, Annabela Rita

Temporariamente Indisponível



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
15,20 € 19,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A grande questão que atravessa o mundo das ciências, das letras e das artes sempre foi esta: como se faz acontecer a inovação? Como é possível inovar em áreas tão diferentes como o design, a engenharia, a arquitectura, a publicidade, o jornalismo, a medicina, a literatura, a história...

Para responder a esta questão de hoje e de sempre foram convocados diversíssimos especialistas de áreas muito diferentes do saber teórico e do conhecimento aplicado. A sua visão da criatividade nos respectivos domínios constitui ao mesmo tempo, neste livro, uma homenagem a um grande criador: o escultor e arquitecto Charters de Almeida.

O leitor fica detentor, com este livro, de uma reflexão riquíssima que abre perspectivas epistemológicas e no âmbito das ciências aplicadas para se repensar os mecanismos e processos que conduzem à inovação, afirmando-se que esta é fundamental para o progresso e até para a sobrevivência da humanidade. A inovação é, no fundo, a centelha divina que confere à acção humana um traço de transcendência.

Autor(es)
Alexandre Honrado
Alfredo G. Oliveira
Amadeu Lacerda
Annabela Rita
António Manuel de Andrade Moniz
Barbara Jur?ic
Daniela Marcheschi
Dionísio Vila Maior
Eduardo Paz Barroso
Elsa Simões Lucas Freitas
Ernesto Rodrigues
Fernando Cristóvão
Henrique Manuel Pereira
Isabel Nery
Isabel Soveral
João Brás
Joaquim Patrício
José Eduardo Franco
José Saldanha Matos
Julieta Almeida Rodrigues
Luísa Antunes Paolinelli
Maria Antónia Jardim
Maria Isabel Morán Cabanas
Martim de Albuquerque
Miguel Real
Paulo Maria Bastos da Silva Dias
Paulo Vila Maior
Pedro Gomes Barbosa
Sandra Gonçalves Tuna
Susana Carvalho
Teolinda Gersão

Ler mais

Autor(es)

Fernando Cristóvão

Fernando Alves Cristóvão, que usa o nome literário de Fernando Cristóvão, foi Assistente de Vitorino Nemésio na Faculdade de Letras de Lisboa, tendo-lhe sucedido na Cátedra de Literatura Brasileira. Foi Presidente do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa - ICALP -, actual Instituto Camões, e é membro da Academia das Ciências de Lisboa. Pertence ainda a várias instituições científicas nacionais e internacionais e actualmente integra a Comissão de Avaliação Externa das Universidades Portuguesas. Foi professor visitante e conferencista em várias universidades estrangeiras -Rio de Janeiro, Salvador da Bahia, Brasília, Rennes, Utrech, Colónia, Pequim e Seul. Dirige uma equipa de investigadores na área de "Literatura e Cultura" do Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa - CLEPUL, da FCT, privilegiando as temáticas brasileira e de literatura de viagens. É Presidente da Associação de Cultura Lusófona - ACLUS, sediada na Faculdade de Letras de Lisboa, onde prepara, com uma escolhida equipa, o Dicionário Temático da Lusofonia. PUBLICAÇÕES DO AUTOR: - Os Sermões do Teólogo Diogo de Paiva deAndrade, Tese de Licenciatura, Lisboa,Faculdade de Letras de Lisboa, 1966. - "Marília de Dirceu" de Tomás António Gonzaga, ou a Poesia como Imitação e Pintura, Lisboa, Imprensa Nacional, 1981; reedição: Lisboa, Imprensa Nacional, 2002. - Cruzeiro do Sul, a Norte, Lisboa, Imprensa Nacional, 1983. - Notícias e Problemas da Pátria da Língua, Lisboa, ICALP, 1985. - Diálogos da Casa e do Sobrado, Lisboa, Edições Cosmos, 1994. - Gracilíano Ramos: Estrutura e Valores de um Modo de Narrar, Rio de Janeiro, 1ª ed., Rio/Brasília, 1975; 4ªed., Lisboa, Cosmos, 1998. - Nacionalismo e Regionalismo nas Literaturas Lusófonas (coord.), Lisboa, Edições Cosmos, 1997. - Condicionantes Culturais da Literatura de Viagens (coord.), Lisboa, Edições Cosmos, 1999. - Método - Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese, Lisboa, Colibri, 2001. - O Olhar do Viajante - dos Navegadores aos Exploradores (coord.), Coimbra, Almedina, 2003. - Nemésio, Nemésios (coord.), Lisboa, Colibri, 2003.

Ler mais

Annabela Rita

Doutorada e com Agregação e pós-doutoramentos em Literatura, é professora e Diretora de Licenciatura na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Presidente / Academia Lusófona Luís de Camões | Instituto Fernando Pessoa | Assembleia Geral da CompaRes, Coordenadora / CLEPUL, Diretora / Associação Portuguesa de Escritores - Observatório da Língua Portuguesa. Membro de instituições científicas e culturais nacionais (Academia Portuguesa da História, Grémio Literário, Sociedade de Geografia de Lisboa, etc.) e estrangeiras (CREPAL – Centre de Recherche sur les Pays Lusophones/Sorbonne e outros), integrando diversos Conselhos Científicos de revistas e de projectos.

Distinções: Diploma de Mérito Cultural (2007) pela Academia Brasileira de Filologia e pela Faculdade CCAA (Rio de Janeiro); Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro (2010) pela Câmara Municipal de Oeiras; Medalha de Mérito Cultural do CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (2012); Embaixadora da Meeting Industry e da Economia do Conhecimento (2013) e Membro do Clube de Embaixadores de Cascais e da Costa do Estoril (2013); Certificado de Mérito da World Communication Association (2015-2017); Membro Honorário do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora (2016); “Homenagem e agradecimento” (2017) no Colóquio Internacional Professor Manuel Sérgio; “Mérito Cultural” (2017) e “Autoridade Cultural” (2017) pelas Rede Mídia de Comunicação & Editora Sem Fronteiras; Distinção cultural e agradecimento (20.º aniversário do Centro de Estudos Regianos, 2017); Membro Correspondente do Instituto Balear de la Historia (2017); Medalha das XIV Jornadas Histórico-Culturais/Junta de Freguesia do Lumiar (2017); “Reconocimiento a la Promoción de la Cultura Ibérica” (2018) da Universidad Libre de Infantes Santo Tomás de Villanueva; Prémio Pró-Autor 2019 da Sociedade Portuguesa de Autores pelo seu relevante trabalho “em prol dos Autores e da Cultura” (2019). Académica Honorária da Academia Portuguesa de História (2020); Conselheira efetiva do Conselho Supremo da Sociedade Histórica da Independência de Portugal (2020).

Obras principais: Eça de Queirós Cronista (1998; 2017); Labirinto Sensível (2003-2004); No Fundo dos Espelhos (2003-2007); Emergências Estéticas (2006); Itinerário (2009); Cartografias Literárias (2010; 2012); Paisagem & Figuras (2011); Focais Literárias (2012); Luz e Sombras no Cânone (2014); Do que não existe. Repensando o Cânone Literário (2018); Novas Breves & Longas no País das Maravilhas (2018); Última vontade régia incumprida (2018); No Fundo dos Espelhos. Em Visita (2018); Perfis & Molduras no Cânone Literário (2019); Sfumato. Figurações in hoc signo. Na senda da identidade nacional (2019); Teolinda Gersão: encenações (2020).

Últimas obras coordenadas: Do Ultimato à(s) República(s) (2012); Entre Molduras. A Metamorfose nas Artes, nas Letras e nas Ciências (2016); Fabricar a Inovação. O Processo Criativo em questão nas Ciências, nas Artes e nas Letras (2017); Perigoso é… (2018); Literatura & Sociedade (2018); Perigoso é… Volume II(2020).

Ler mais