Partilhar

Fabricar a Inovação: o processo criativo em questão nas ciências, nas letras e nas artes

Fernando Cristóvão, Annabela Rita

Sujeito a confirmação por parte da editora

Desconto: 10%
17,10 € 19,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A grande questão que atravessa o mundo das ciências, das letras e das artes sempre foi esta: como se faz acontecer a inovação? Como é possível inovar em áreas tão diferentes como o design, a engenharia, a arquitectura, a publicidade, o jornalismo, a medicina, a literatura, a história...

Para responder a esta questão de hoje e de sempre foram convocados diversíssimos especialistas de áreas muito diferentes do saber teórico e do conhecimento aplicado. A sua visão da criatividade nos respectivos domínios constitui ao mesmo tempo, neste livro, uma homenagem a um grande criador: o escultor e arquitecto Charters de Almeida.

O leitor fica detentor, com este livro, de uma reflexão riquíssima que abre perspectivas epistemológicas e no âmbito das ciências aplicadas para se repensar os mecanismos e processos que conduzem à inovação, afirmando-se que esta é fundamental para o progresso e até para a sobrevivência da humanidade. A inovação é, no fundo, a centelha divina que confere à acção humana um traço de transcendência.

Autor(es)
Alexandre Honrado
Alfredo G. Oliveira
Amadeu Lacerda
Annabela Rita
António Manuel de Andrade Moniz
Barbara Jur?ic
Daniela Marcheschi
Dionísio Vila Maior
Eduardo Paz Barroso
Elsa Simões Lucas Freitas
Ernesto Rodrigues
Fernando Cristóvão
Henrique Manuel Pereira
Isabel Nery
Isabel Soveral
João Brás
Joaquim Patrício
José Eduardo Franco
José Saldanha Matos
Julieta Almeida Rodrigues
Luísa Antunes Paolinelli
Maria Antónia Jardim
Maria Isabel Morán Cabanas
Martim de Albuquerque
Miguel Real
Paulo Maria Bastos da Silva Dias
Paulo Vila Maior
Pedro Gomes Barbosa
Sandra Gonçalves Tuna
Susana Carvalho
Teolinda Gersão

Ler mais

Autor(es)

Fernando Cristóvão

Fernando Alves Cristóvão, que usa o nome literário de Fernando Cristóvão, foi Assistente de Vitorino Nemésio na Faculdade de Letras de Lisboa, tendo-lhe sucedido na Cátedra de Literatura Brasileira. Foi Presidente do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa - ICALP -, actual Instituto Camões, e é membro da Academia das Ciências de Lisboa. Pertence ainda a várias instituições científicas nacionais e internacionais e actualmente integra a Comissão de Avaliação Externa das Universidades Portuguesas. Foi professor visitante e conferencista em várias universidades estrangeiras -Rio de Janeiro, Salvador da Bahia, Brasília, Rennes, Utrech, Colónia, Pequim e Seul. Dirige uma equipa de investigadores na área de "Literatura e Cultura" do Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa - CLEPUL, da FCT, privilegiando as temáticas brasileira e de literatura de viagens. É Presidente da Associação de Cultura Lusófona - ACLUS, sediada na Faculdade de Letras de Lisboa, onde prepara, com uma escolhida equipa, o Dicionário Temático da Lusofonia. PUBLICAÇÕES DO AUTOR: - Os Sermões do Teólogo Diogo de Paiva deAndrade, Tese de Licenciatura, Lisboa,Faculdade de Letras de Lisboa, 1966. - "Marília de Dirceu" de Tomás António Gonzaga, ou a Poesia como Imitação e Pintura, Lisboa, Imprensa Nacional, 1981; reedição: Lisboa, Imprensa Nacional, 2002. - Cruzeiro do Sul, a Norte, Lisboa, Imprensa Nacional, 1983. - Notícias e Problemas da Pátria da Língua, Lisboa, ICALP, 1985. - Diálogos da Casa e do Sobrado, Lisboa, Edições Cosmos, 1994. - Gracilíano Ramos: Estrutura e Valores de um Modo de Narrar, Rio de Janeiro, 1ª ed., Rio/Brasília, 1975; 4ªed., Lisboa, Cosmos, 1998. - Nacionalismo e Regionalismo nas Literaturas Lusófonas (coord.), Lisboa, Edições Cosmos, 1997. - Condicionantes Culturais da Literatura de Viagens (coord.), Lisboa, Edições Cosmos, 1999. - Método - Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese, Lisboa, Colibri, 2001. - O Olhar do Viajante - dos Navegadores aos Exploradores (coord.), Coimbra, Almedina, 2003. - Nemésio, Nemésios (coord.), Lisboa, Colibri, 2003.

Ler mais

Annabela Rita

Ler mais