Partilhar

Literatura de Viagens: Da Tradicional à Nova e à Novíssima - Marcas e Temas

Temas de Literatura de Viagens

Direcção: Fernando Cristóvão

Disponibilidade Imediata

Desconto: 81%
5,00 € 25,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A viagem tem sido,desde sempre, uma forma de conhecimento, de diálogo e de mudança.Dai a tradição de a registar para memória e testemunho, em textos de grande espontaneidade, ou em verdadeiras peças literárias.
Assim, ao longo da História, e reportando-nos à literatura de viagens europeia, sobretudo a partir do século XV, em fase tradicional, os relatos de viagem são de tipo aventureiro, pelas dificuldades e perigos que abundavam, descrevendo peregrinações, descobertas, conquistas, comércio, em especial. Na fase seguinte, iniciada com o Turismo, no séc. XIX,em transportes rápidos, seguros (comboio, navio a motor, automóvel...), a nova mentalidade criou novos textos descrevendo as viagens de lazer, de grandes reportagens, de descoberta de mundos exóticos, de reportagens de guerra, de turismo religioso...
Com as novas tecnologias do vídeo, telemóvel, computador e seus relatos brevíssimos, carregados de imagens,estaremos a assistir a uma novíssima literatura?
É desta evolução da literatura de viagens que se ocupa esta obra.

Fernando Cristóvão

Ler mais

Autor

Fernando Cristóvão

Fernando Alves Cristóvão, que usa o nome literário de Fernando Cristóvão, foi Assistente de Vitorino Nemésio na Faculdade de Letras de Lisboa, tendo-lhe sucedido na Cátedra de Literatura Brasileira. Foi Presidente do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa - ICALP -, actual Instituto Camões, e é membro da Academia das Ciências de Lisboa. Pertence ainda a várias instituições científicas nacionais e internacionais e actualmente integra a Comissão de Avaliação Externa das Universidades Portuguesas. Foi professor visitante e conferencista em várias universidades estrangeiras -Rio de Janeiro, Salvador da Bahia, Brasília, Rennes, Utrech, Colónia, Pequim e Seul. Dirige uma equipa de investigadores na área de "Literatura e Cultura" do Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa - CLEPUL, da FCT, privilegiando as temáticas brasileira e de literatura de viagens. É Presidente da Associação de Cultura Lusófona - ACLUS, sediada na Faculdade de Letras de Lisboa, onde prepara, com uma escolhida equipa, o Dicionário Temático da Lusofonia. PUBLICAÇÕES DO AUTOR: - Os Sermões do Teólogo Diogo de Paiva deAndrade, Tese de Licenciatura, Lisboa,Faculdade de Letras de Lisboa, 1966. - "Marília de Dirceu" de Tomás António Gonzaga, ou a Poesia como Imitação e Pintura, Lisboa, Imprensa Nacional, 1981; reedição: Lisboa, Imprensa Nacional, 2002. - Cruzeiro do Sul, a Norte, Lisboa, Imprensa Nacional, 1983. - Notícias e Problemas da Pátria da Língua, Lisboa, ICALP, 1985. - Diálogos da Casa e do Sobrado, Lisboa, Edições Cosmos, 1994. - Gracilíano Ramos: Estrutura e Valores de um Modo de Narrar, Rio de Janeiro, 1ª ed., Rio/Brasília, 1975; 4ªed., Lisboa, Cosmos, 1998. - Nacionalismo e Regionalismo nas Literaturas Lusófonas (coord.), Lisboa, Edições Cosmos, 1997. - Condicionantes Culturais da Literatura de Viagens (coord.), Lisboa, Edições Cosmos, 1999. - Método - Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese, Lisboa, Colibri, 2001. - O Olhar do Viajante - dos Navegadores aos Exploradores (coord.), Coimbra, Almedina, 2003. - Nemésio, Nemésios (coord.), Lisboa, Colibri, 2003.

Ler mais