Partilhar

Cadernos de Literatura de Viagens - Número 1 - 2008

Cadernos da CLEPUL

Vários | Coordenação: Fernando Cristóvão

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
16,11 € 17,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Neste primeiro caderno que inicia uma colecção sobre Literatura de Viagens, se apresenta o valioso espólio bibliográfico da Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra sobre esta temática, acervo do qual não existe qualquer catálogo publicado.
Conjunto bibliográfico este que encerra autênticas preciosidades, quer quanto ao texto quer quanto à perfeição e beleza das gravuras e ilustrações presentes em vasta gama de obras, publicadas em várias línguas e em vários países europeus, compreendendo 635 títulos acompanhados de índices remissivos por obras, autores, datas e locais de impressão, que facilitam a consulta e permitem estudos diversificados.
Uma introdução explica a razão de ser destes cadernos e faz a história da Biblioteca do Palácio e do seu espólio que inclui, não só os títulos desta lista bibliográfica, mas uma valiosa colecção de obras de outras temáticas, para além de manuscritos e livros raros.


ÍNDICE GERAL

Critérios de Ordenamento dos índices

Introdução - A Literatura de Viagens e o acervo da Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra
1. Uma perspectiva para a Literatura de Viagens
2. A Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra
3. Metodologia

índice Alfabético de Autores e de Obras Anónimas
índice Geral de Obras
índice Remissivo dos Autores Citados
índice de datas de publicação
índice de Locais de Impressão/Edição

Ler mais

Autor

Fernando Cristóvão

Fernando Alves Cristóvão, que usa o nome literário de Fernando Cristóvão, foi Assistente de Vitorino Nemésio na Faculdade de Letras de Lisboa, tendo-lhe sucedido na Cátedra de Literatura Brasileira. Foi Presidente do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa - ICALP -, actual Instituto Camões, e é membro da Academia das Ciências de Lisboa. Pertence ainda a várias instituições científicas nacionais e internacionais e actualmente integra a Comissão de Avaliação Externa das Universidades Portuguesas. Foi professor visitante e conferencista em várias universidades estrangeiras -Rio de Janeiro, Salvador da Bahia, Brasília, Rennes, Utrech, Colónia, Pequim e Seul. Dirige uma equipa de investigadores na área de "Literatura e Cultura" do Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa - CLEPUL, da FCT, privilegiando as temáticas brasileira e de literatura de viagens. É Presidente da Associação de Cultura Lusófona - ACLUS, sediada na Faculdade de Letras de Lisboa, onde prepara, com uma escolhida equipa, o Dicionário Temático da Lusofonia. PUBLICAÇÕES DO AUTOR: - Os Sermões do Teólogo Diogo de Paiva deAndrade, Tese de Licenciatura, Lisboa,Faculdade de Letras de Lisboa, 1966. - "Marília de Dirceu" de Tomás António Gonzaga, ou a Poesia como Imitação e Pintura, Lisboa, Imprensa Nacional, 1981; reedição: Lisboa, Imprensa Nacional, 2002. - Cruzeiro do Sul, a Norte, Lisboa, Imprensa Nacional, 1983. - Notícias e Problemas da Pátria da Língua, Lisboa, ICALP, 1985. - Diálogos da Casa e do Sobrado, Lisboa, Edições Cosmos, 1994. - Gracilíano Ramos: Estrutura e Valores de um Modo de Narrar, Rio de Janeiro, 1ª ed., Rio/Brasília, 1975; 4ªed., Lisboa, Cosmos, 1998. - Nacionalismo e Regionalismo nas Literaturas Lusófonas (coord.), Lisboa, Edições Cosmos, 1997. - Condicionantes Culturais da Literatura de Viagens (coord.), Lisboa, Edições Cosmos, 1999. - Método - Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese, Lisboa, Colibri, 2001. - O Olhar do Viajante - dos Navegadores aos Exploradores (coord.), Coimbra, Almedina, 2003. - Nemésio, Nemésios (coord.), Lisboa, Colibri, 2003.

Ler mais